Exportar Dados

Ao exportar os dados na coleção, os valores dos itens poderão ser exportados tal como foram inseridos, ou então com a formatação automática oferecida pelo Tellico. Adicionalmente, a exportação poderá estar limitada aos itens selecionados atualmente na coleção, onde a barra de estado mostra o número de itens selecionados.

Os arquivos de texto exportados, como o Bibtex ou o CSV, poderão usar a codificação de caracteres Unicode (UTF-8) ou ainda a codificação local do sistema operacional.

Opções Gerais de Exportação

Exportar para XML

O formato do arquivo de dados do Tellico é um arquivos XML comprimido com o ZIP. A exportação para XML simplesmente cria o arquivo XML sem o comprimir. As imagens poderão ser incluídas no arquivo XML como dados codificados em 'base64' num elemento de imagem; porém, ao fazê-lo, poderá criar arquivos de dados muito grandes.

Exportar para ZIP

O formato de arquivo padrão para o Tellico é um arquivo comprimido com o ZIP, contendo o arquivo de coleção em XML e, opcionalmente, todas as imagens referenciadas na coleção. Se as imagens forem guardadas na pasta da aplicação, a exportação para um arquivo ZIP irá criar um arquivo de dados autônomo, que contém todas as imagens na coleção.

Exportar para HTML

A exportação para HTML usa a folha de estilo tellico2html.xsl. As imagens são exportadas para uma pasta com o mesmo nome que o arquivo HTML exportado, adicionando o texto _files.

O formato padrão é similar ao resultado impresso, permitindo várias opções para modificar o HTML. Os cabeçalhos dos campos poderão ser impressos no topo de cada coluna; porém, infelizmente, o KDE não permite ainda a repetição dos cabeçalhos das tabelas em cada página. Os itens também poderão ser agrupados, como acontece na Área de Grupos.

Além disso, você poderá criar arquivos individuais para cada item na coleção, com as referências criadas no arquivo HTML de topo. Os arquivos dos itens serão criados na mesma pasta que as imagens. Os arquivos HTML dos itens irão usar o modelo da folha de estilo atual, tal como aparece na Área de Itens.

Opções de Exportação para HTML

Exportar para CSV

Os valores separados por vírgulas (CSV) são uma forma comum de importar e exportar dados em formato de tabela. Cada valor do campo é separado por uma vírgula, existindo um item por cada linha. Os títulos dos campos poderão ser incluídos como cabeçalhos na primeira linha. Todos os caracteres ou sequências de texto que não sejam uma vírgula também poderão ser usados para delimitar os campos.

Opções de Exportação para CSV

Exportar para o Alexandria

Alexandria é um gerenciador de coleção de livros alternativo para o ambiente de trabalho GNOME. O Tellico é capaz de exportar um subconjunto limitado dos campos das coleções de livros para a localização padrão do Alexandria.

Exportar para o ONIX

ONIX é um formato em XML para representar e comunicar informações de produtos da indústria de livros, principalmente para os vendedores de livros. O Tellico consegue exportar as coleções de livros com um subconjunto do ONIX.

Exportar para o Bibtex

Ao exportar para o Bibtex, os valores dos campos poderão ser marcados com parênteses ou marcas de citação. Se forem usadas algumas macros de texto na coleção, elas poderão ser exportadas opcionalmente como macros ou expandidas. Para os campos URL, o Tellico poderá envolver os valores dos campos com a marca \url{...}. Finalmente, os itens sem chave de citação poderão ser ignorados em vez de ter o Tellico gerando automaticamente a chave.

Opções de Exportação para Bibtex

Exportar para GCstar

O GCstar é outro gerenciador de coleções de filmes. O Tellico é capaz de exportar a maioria dos tipos de coleção para um arquivo de dados GCstar.

Exportar para XML com o XSLT

Finalmente, o Tellico consegue processar a sua representação interna em XML dos dados da coleção, através de uma folha de estilo XSL externa, antes da exportação. Este tipo de exportação poderá ser útil para gerar relatórios de texto ou outros tipos de arquivos.