Capítulo 3. Familiarizando-se com o Step: os tutoriais

A opção do menu ArquivoAbrir um Tutorial... invoca uma janela de arquivos, na qual poderá carregar os tutoriais predefinidos no Step. Existem cinco tutoriais e você irá aprendendo como interagir com cada um dos elementos do Step. O melhor é começar pelo primeiro tutorial, clicando no arquivo tutorial1.step. Isto irá invocar o Tutorial 1 no Step.

Nota

Se você não visualizar o tutorial corretamente você pode tentar ampliá-lo para exibi-lo melhor.

O painel do Mundo, à direita, mostra todos os objetos que existem no seu cenário. Ao clicar num objeto, o painel de Propriedades abaixo mostra as propriedades deste objeto. Você poderá alterar aqui as propriedades, clicando na que deseja modificar.

Cada tutorial consiste de algum texto que apresenta os elementos novos e que explica as suas propriedades. Então, será solicitado que se altere algumas propriedades dos elementos, de modo a obter um novo resultado da experiência.

Tutorial 1: Corpos e molas

Este tutorial fala sobre os corpos e as molas, e sobre como iniciar a sua primeira simulação.

Um corpo físico, ou corpo para abreviar, é um objeto que poderá ser descrito pelas teorias da mecânica clássica, ou mecânica quântica, e que pode ser testada com instrumentos físicos. Isto inclui a determinação da posição e, em alguns casos, a sua orientação no espaço, assim como as formas de alterar estes parâmetros, através da aplicação de forças.

Uma mola é um objeto flexível e elástico, que é usado para guardar energia mecânica.

Tutorial 1 experimento

A experiência física neste tutorial representa dois discos ligados por uma mola. Os discos possuem uma velocidade inicial numa direção tangente (a pequena seta azul) e uma aceleração (a seta vermelha), sendo que as molas possuem um coeficiente de elasticidade e onde o comprimento poderá ser alterado. Ao executar a experiência, você poderá ver os discos sendo puxados e empurrados pela mola. O tutorial convida-o a modificar a elasticidade da mola e também a tentar alterar a experiência do sistema.

No fim deste tutorial, você deverá estar mais familiarizado com a interface do Step, assim como deverá ser capaz de alterar facilmente as propriedades dos corpos.