Tutorial 3: Corpos rígidos e seguidores

O tutorial 3 apresenta-lhe os corpos rígidos e os seguidores.

Um corpo rígido é uma idealização de um corpo sólido, de tamanho finito, sobre o qual a deformação é ignorada. Em outras palavras, a distância entre dois pontos de um corpo rígido mantém-se constante no tempo, independentemente das forças externas exercidas sobre ele.

Um seguidor é uma ferramenta que mostra a trajetória de um determinado ponto sobre um corpo rígido.

Propriedades do disco

Quando um corpo rígido (neste caso um disco) for selecionado, você poderá ver três pegas sobre ele. Ao usá-las, clicando sobre as mesmas e movendo-as, você poderá alterar a velocidade, o ângulo e a velocidade angular do corpo.

Tutorial 3: 2 seguidores

A experiência no Tutorial 3 mostra um disco e uma caixa, ligados por uma mola. Um seguidor (em azul) já está na caixa. Você poderá adicionar um segundo: selecione o Seguidor no painel da Paleta e depois clique na caixa, no ponto onde desejar colocar o seguidor. No painel de Propriedades, clique na linha cor e, à direita desta linha, você poderá clicar no quadrado azul, para que apareça uma paleta de cores: poderá escolher uma nova cor para o seguidor. A imagem acima mostra dois seguidores, depois da simulação ter sido executada durante alguns segundos.