Rede

As opções localizadas aqui podem ser usadas para mudar o método de pesquisa na lista de navegação, para fazer o Smb4K enviar a informação de autenticação ao consultar os navegadores-mestres do grupo de trabalho; para modificar o comportamento quando visualizar ou procurar por compartilhamentos remotos; e para ativar a varredura periódica e funcionalidades Wake-On-LAN. Se quiser ajustar o comportamento dos programas do Samba, consulte a seção Samba.

A página de configuração da "Rede"

Configurações gerais

Lista de navegação

Pesquisar na vizinhança da rede pelos grupos de trabalho e domínios disponíveis

O Smb4K irá procurar por todos os navegadores-mestres na rede, usando o nmblookup(1). Este é o método por padrão e é bastante fidedigno para encontrar todos os grupos de trabalho e domínios na sua vizinhança da rede. Contudo, ele tem algumas limitações, como um suporte fraco para Unicode (por exemplo, as tremas (") devem ser substituídas por pontos).

Por padrão: selecionada

Pesquisar no navegador-mestre do grupo de trabalho atual

O navegador-mestre atual do seu grupo de trabalho ou domínio é consultado de modo a obter a lista de navegação. Se alguns dos nomes do grupo de trabalho, na vizinhança da sua rede, tiverem acentos de tremas (") ou outros caracteres especiais quaisquer, você poderá querer tentar este método, uma vez que o Unicode é suportado. Contudo, em algumas vezes, poderão ser devolvidos dados de navegação desatualizados.

Por padrão: não selecionada

Consultar este navegador-mestre personalizado

O navegador-mestre inserido no campo de texto será questionado de modo a devolver a lista de navegação. Ele poderá ser indicado através do seu nome NetBIOS ou pelo seu endereço IP. Esta opção poderá ser útil se tiver uma vizinhança de rede configurada de uma forma pouco comum.

Por padrão: não selecionada

Pesquisar estas áreas de difusão

O Smb4K irá sondar e devolver todos os endereços IP que estejam registrados dentro das áreas de difusão indicadas. Lembre-se que esta não é uma sondagem de endereços IP "reais", porque isso iria demorar uma eternidade. As áreas de difusão terão que ser indicadas como uma lista, separada por vírgulas e no formato x.y.z.255:

192.168.1.255, 192.168.2.255, 10.0.0.255

O par endereço IP/máscara (192.168.1.1/24) não funciona.

Por padrão: não selecionada

Autenticação

Os navegadores-mestres necessitam de autenticação para devolver a lista de navegação

Se os navegadores-mestres na sua vizinhança de rede necessitam de um usuário e senha para devolver a lista de navegação, você deverá assinalar esta opção. Isto poderá ser o caso, por exemplo, em alguns dispositivos NAS. Esta opção raramente é necessária e até pode fazer com que um navegador-mestre devolva uma lista de navegação vazia. Não terá qualquer efeito quando você permitir ao Smb4K navegar pelas áreas de difusão.

Por padrão: não selecionada

Comportamento

Método de pesquisa de endereços IP

Define o método a ser usado para detectar os endereços IP das máquinas. Por padrão, é usado o nmblookup(1).

Estão disponíveis as seguintes opções:

Usar o comando 'nmblookup'

Usa o comando nmblookup(1).

Usar o comando 'net'

Usa o comando net(8).

Padrão: Usar o comando 'nmblookup'

Detectar impressoras compartilhadas

As impressoras compartilhadas são detectadas.

Por padrão: selecionada

Detectar compartilhamentos ocultos

Compartilhamentos ocultos são detectados. Eles terminam com um sinal de $, p.ex., Musica$ ou IPC$.

Por padrão: selecionada

Antever os arquivos e pastas ocultos

Mostrar todos os arquivos e pastas, incluindo os ocultos, ao abrir o conteúdo de um compartilhamento na janela de visualização.

Por padrão: não selecionada

Configurações avançadas

Varredura periódica

Pesquisa a vizinhança na rede periodicamente

Se você deseja ativar a varredura periódica da vizinhança da rede, você precisa ativar este botão. Com este método, todos os itens de rede disponíveis são pesquisados, isto é grupos de trabalho e domínios, servidores e compartilhamentos.

Por padrão: não selecionada

Intervalo entre varreduras

Se a varredura periódica estiver ativada, este é o tempo em minutos que é esperado até que uma nova varredura seja disparada.

Padrão: 5 min

Ativação por LAN (Wake-On-LAN)

Para poder usar a capacidade de ativação por LAN (Wake-On_LAN) do Smb4K, você precisa ativar a opção nesta seção. As máquinas que devem ser ativadas precisam estar definidas na caixa de diálogo de opções personalizadas.

Ativar os recursos de ativação por LAN (Wake-On-LAN)

Ativa as funcionalidades de ativação por LAN (Wake-on-LAN). Wake-On-LAN é um padrão de redes Ethernet que permite a um computador ser ligado ou "acordado" através de uma mensagem da rede. O Smb4K usa um 'pacote mágico' enviado por um socket UDP para ativar os servidores remotos. Se quiser utilizar as vantagens deste recurso, você precisa ativar esta opção.

Por padrão: não selecionada

Tempo de espera

Este é o tempo de espera, em segundos, entre o envio dos 'pacotes mágicos' de ativação por LAN e a verificação da vizinhança da rede ou a montagem de um compartilhamento.

Padrão: 5 s