Apêndice B. Um estudo de caso real de Pesquisa e Processamento

Certo, admitimos que, apesar de ser bastante poderoso, o plugin de Pesquisa e Processamento talvez pode ser um pouco difícil de entender. Aqui está um pequeno exercício que lhe dará uma ideia sobre ele. Lembra-se do caso de uso na introdução?

João obtém alguns dados do seu banco. Esses dados vêm, obviamente, sem qualquer indicação da categoria. De fato, tudo é escrito no campo do comentário. João gostaria de algum método automático para definir corretamente a categoria e outros atributos, baseando-se, para isso, no conteúdo do comentário.

Agora, João sabe que seu banco colocou o nome do beneficiário no campo do comentário. A partir daí, ele deseja que todos os seus pagamentos para o KDE estejam na categoria Doações & Software Livre. Irá então procurar todas as operações importadas com o campo de comentário contendo KDE:

Tabela B.1. Definição da Pesquisa

Comentário
Contém 'KDE'

Adicione esta definição de pesquisa à lista de pesquisas existente, usando o botão Adicionar.

Depois é necessário dizer ao Skrooge para configurar todas as operações devolvidas por esta pesquisa na categoria Doações > Software Livre. Mude o tipo de pesquisa para atualizar usando a caixa combinada e definindo as transformações a aplicar:

Tabela B.2. Definição atualizada

ComentárioCategoria
=''='Doações > Software Livre'

Dica

Repare que também foi removido o comentário original, definindo-o como um texto vazio. Isto serve para fins de legibilidade, mas você pode querer mantê-lo para manter o histórico.

Adicione este processamento à pesquisa definida anteriormente, usando o botão Adicionar.

Até agora, tudo bem. Agora, iremos aplicar o processamento em todas as operações importadas que ainda não foram validadas (clique no botão Aplicar):

Isso é tudo! Se você voltar à área de operações, irá reparar que todas as operações relacionadas foram atualizadas. No caso de alguma coisa ter corrido mal, não se esqueça que a opção Desfazer é sua amiga! Mesmo que o processamento tenha alterado 2327 operações, é ainda apenas uma única ação a anular no Skrooge.