Capítulo 3. Janela Principal do Skanlite

Janela principal do Skanlite

Na janela principal, o usuário tem dois conjuntos de opções de digitalização: as Opções Básicas e as Opções específicas do digitalizador. A página de Opções Básicas contém os parâmetros mais comuns que as infraestruturas de digitalização do SANE oferecem, enquanto a página de Opções específicas do digitalizador contém todas as opções da infraestrutura. As opções aqui apresentadas dependem do suporte do SANE para o seu controlador: a 'libksane' (que o Skanlite usa) deverá poder apresentar a maioria dos tipos de parâmetros que o SANE oferece (as tabelas de 'gama' analógico não são suportadas atualmente).

Página de Opções específicas do digitalizador

As opções específicas do digitalizador contêm opções mais detalhadas das infraestruturas. O Skanlite (libksane) não tem nenhum tratamento especial para estas opções.

Se você estiver satisfeito com suas configurações, você pode usar a pequena seta no topo do divisor de opções. Ao ser clicada, ela colapsa ou expande as opções. O colapsador pode sobrepor a área de visualização, mas ao passar o mouse por cima dele ele se esmaece, permitindo a visualização da área abaixo.

Digitalizando

Para digitalizar uma imagem, o usuário poderá começar por uma digitalização de previsão, selecionando então a parte da área de digitalização onde será feita depois a digitalização final. A digitalização de previsão é iniciada ao clicar no botão de previsão.

O Botão de Previsão

Quando a previsão é digitalizada, a área para a imagem final poderá ser selecionada.

Seleção e ampliação

Para selecionar melhor a imagem, o usuário poderá ampliar ou reduzir a seleção atual ou então ampliar de modo a caber toda a previsão na janela.

O botão "Ampliar para caber"

Quando a imagem for selecionada, a imagem final poderá ser adquirida ao pressionar o botão de digitalização final.

O botão de digitalização final

Então, você poderá ver o progresso da digitalização.

Digitalização em curso

Se a opção Visualizar antes de salvar estiver selecionada na configuração, a imagem digitalizada irá aparecer numa janela de previsão, como acontece na imagem abaixo. Se pressionar o botão Salvar, a imagem será então salva e, se pressionar o botão Descartar, a previsão é eliminada e o usuário retornará para a janela principal.

A Janela de Previsão