Aviso de execução

Lauri Watts

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.3 (09/04/2015)

Algumas vezes, é tranquilizante saber que o seu computador não ignora seu comando e algo está acontecendo por trás dos panos. Neste módulo você pode configurar um histórico visível, que o ajudará a saber se você realmente clicou naquele ícone, ou não.

A maneira tradicional de indicar se o seu computador está ocupado é modificando o cursor, podendo isso ser ativado através da opção Cursor de ocupado.

Com esta opção ativada, o seu cursor ficará com um ícone anexado a ele por um período de tempo curto, no momento em que é lançado um novo aplicativo. O usuário pode configurar por quanto tempo é mostrado este ícone com a opção Tempo limite do indicador de inicialização:. O valor padrão é de 5 segundos.

Existem diversas variações do cursor de ocupado disponíveis, incluindo um Cursor piscante, um Cursor saltitante ou um Cursor de ocupado passivo sem nenhuma animação.

A notificação de lançamento tradicional do KDE ganhou nova forma, a qual o usuário poderá ativar e desativar aqui. Normalmente quando você inicia um aplicativo, ele adiciona-se à barra de tarefas imediatamente com um ícone de uma ampulheta, que lhe informa que algo está acontecendo. Você pode ligar ou desligar este comportamento com a opção Habilitar a notificação na barra de tarefas e, quando ela está ativa, poderá definir o tempo na caixa Tempo limite do indicador de inicialização.

Nem todos os aplicativos que você iniciar irão exibir uma janela ou um item na barra de tarefas. Alguns deles, por exemplo, ficam embutidos na área de notificação do KDE. Alternativamente, o aplicativo pode ser enviado para um ambiente virtual diferente, e na seção Filtros das Configurações do Gerenciador de tarefas a opção Mostrar apenas as tarefas da área de trabalho atual estar selecionada. Se você definir um tempo limite irá garantir que, mesmo nestes casos, obterá um retorno do lançamento, mas que também será oculto quando a tarefa estiver concluída.