Capítulo 7. Programar o Lokalize

O Lokalize é extensível através de programas feitos em várias linguagens interpretadas, incluindo o Python e o JavaScript. Os programas são normalmente integrados na interface do Lokalize como itens do menu (para os quais poderá ser atribuído um atalho do teclado). A localização e o nome do item do menu para o programa é definida no seu arquivo '.rc' associado. Em cada projeto aberto, o Lokalize analisa a pasta PROJECTDIR/lokalize-scripts à procura de arquivos '.rc' e adiciona-os a um arquivo de cache chamado PROJECTDIR/lokalize-scripts/scripts.rc (de modo a que não o adicione ao sistema de controle de versões do projeto). Os arquivos RC também contém localizações de programas, que poderão ser relativas à pasta do arquivo '.rc' ou a uma dada pasta de programas do sistema - ambos os casos serão tentados (ainda que eles tenham que ser relativos, se quiser compartilhar o arquivo '.rc' com outras pessoas no seu projeto). Por exemplo, você poderá indicar ../../scripts/lokalize/opensrc.py para carregar o programa da pasta global de programas do 'kf5-l10n' (isto é, não sendo específico para o seu idioma).

Você poderá encontrar alguns exemplos de arquivos '.rc' na pasta de instalação do Lokalize (normalmente em /usr/share/lokalize/scripts/) e no repositório do KDE. Aqui poderá encontrar mais exemplos de programas, incluindo o programa check-gui.js, em JavaScript, que é executado automaticamente na gravação de cada arquivo (isto é obtido através de uma opção especial no arquivo .rc). Se você estiver familiarizado com o Python ou o JavaScript, o código deverá ser intuitivo o suficiente.

Abaixo, estão as referências à API. Tudo o que estiver marcado como Q_SCRIPTABLE poderá ser usado a partir dos programas.

  • Referência da API do objeto Editor

  • Referência da API do objeto Lokalize

  • Referência da API do objeto Project

Pology

Uma das melhores aplicações de recursos de script é o uso do Pology no Lokalize.

A interação com o Pology pode ser configurada usando a página Pology da janela de configuração que pode ser aberta ao selecionar o item ConfiguraçõesConfigurar o Lokalize..., do menu principal.

Para mais informações, consulte o site do Pology.