Janela da Biblioteca de Padrões

O Gerenciador da Biblioteca de Padrões tem uma árvore hierárquica (mais parecida com uma floresta, na verdade) de categorias à esquerda, com uma área de ícones para a categoria de padrões selecionada à direita. Esta janela não é modal e pode ficar aberta enquanto trabalha no padrão.

A forma mais simples de usar os padrões da biblioteca é arrastar e soltar sobre o espaço do padrão. Alternativamente, se usar o botão direito do mouse sobre um padrão da biblioteca, irá mostrar um menu de contexto com uma opção para copiá-lo, podendo colar no padrão quantas vezes forem necessárias.

Os itens adicionais no menu de contexto são:

  • Excluir: Exclui um item da biblioteca, mas primeiro será exibida uma caixa de diálogo para confirmação.

  • Propriedades: Mostra a caixa de diálogo de propriedades do item.

A caixa de diálogo de propriedades de cada item mostra o seu tamanho e o esquema de novelos usados, o valor da linha de base e a tecla do teclado associada. A linha de base é usada para posicionar o padrão do caractere na vertical em relação à posição do cursor, ao usar a ferramenta Alfabeto. Os valores positivos movem-no para baixo, enquanto os valores negativos o fazem subir. O caractere associado só é necessário se usar a ferramenta Alfabeto. Depois de clicar no campo de texto do caractere associado, o próximo pressionamento de tecla, incluindo os modificadores (Shift, Ctrl, etc) é usado como tecla.

Crie novas bibliotecas clicando no botão direito do mouse em uma categoria existente, para criar uma subcategoria ou sobre uma área em branco da lista da biblioteca, para criar uma nova categoria de topo e selecione a opção Nova categoria, indicando o nome e depois clicando no botão OK.

É possível criar uma nova biblioteca selecionando uma área do editor de padrões, clicar na opção 'Copiar' e depois usar o botão direito do mouse sobre uma categoria existente e selecionar a opção 'Colar'. Se necessário, você poderá usar a opção de propriedades para adicionar uma tecla associada, caso queira usá-la como uma biblioteca de caracteres.

Os padrões da biblioteca podem ser arrastados e soltos sobre outras bibliotecas na lista, de forma a permitir reorganizá-las de acordo com suas necessidades. Lembre-se de que não será feita nenhuma validação para garantir que os códigos das teclas associados aos padrões da biblioteca sejam exclusivos, sendo necessário corrigir eventuais duplicações.