Treino eficiente

Técnicas de treino

Daqui em diante, você poderá encontrar alguns conselhos gerais sobre técnicas de aprendizagem de datilografia.

Velocidade estável

Para ser eficiente ao aprender datilografia, é importante não tentar simplesmente escrever o mais rápido possível, mas sim, manter uma velocidade estável e descobrir um ritmo natural para pressionar as teclas.

A precisão vale ouro

A próxima coisa importante é focar a atenção na correção e precisão. Só se tiver dominado por completo a utilização das teclas desbloqueadas no momento, que significa que comete apenas poucos erros com elas, é que terá chances nas lições seguintes, quando tiver que lidar com mais teclas. Irá reparar que se tornará quase um profissional se cometer poucos erros e que irá poupar um tempo precioso se não tiver que corrigir tantos erros.

Nota

Essa também é a razão pela qual a precisão predefinida para desbloquear a lição seguinte é de 98%, enquanto os requisitos de velocidade são bastante moderados, sendo apenas de 180 caracteres por minuto.

Corrigir os erros

Se você cometer erros, é importante corrigi-los de forma eficiente. A correção de caracteres individuais é quase sempre mais lenta que a correção da palavra inteira. No último caso, você apenas terá que pressionar Ctrl+Backspace e reescrever a palavra. A sobrecarga mental deste processo é bastante pequena. Para o primeiro caso, teria que localizar primeiro o seu erro, deslocar-se de forma precisa para o local do mesmo, detectar a parte que falta na palavra e reescrevê-la. Isto necessita de maior concentração que escrever de novo a palavra inteira.

Parar uma sessão de treino

Automaticamente

Se você abrir qualquer janela ou mudar para outro aplicativo, enquanto está numa sessão de treino, esta entra em pausa e o cronômetro pára até que coloque a janela do Treino de datilografia de novo em primeiro plano e pressione alguma tecla.

A sessão de treino será também colocada em pausa se não existir qualquer atividade do usuários durante mais de cinco segundos.

Manualmente

Você poderá colocar a sessão atual em pausa manualmente, usando o botão da barra de ferramentas.

Se você clicar no botão na barra de ferramentas, o Treino de datilografia entrará com a sessão atual em pausa, sobrepondo um menu com algumas ações adicionais.

O menu do Treino de datilografia em pausa