Configurando a hora

Quando o KStars inicia, a hora é configurada para a do relógio de sistema do seu computador, e o relógio do KStars é executado para manter atualizada a hora real. Se você desejar parar o relógio, selecione Pausa no menu Hora, ou simplesmente clique no ícone Parar na barra de ferramentas. Você pode fazer com que o relógio rode mais devagar ou mais rápido que o normal, ou mesmo voltar atrás, use a caixa de numeração de passos de tempo na barra de ferramentas. Esta caixa de numeração possui dois conjuntos de botões de aumentar/diminuir. O primeiro alternará o passo pelos 83 passos de tempo disponíveis, um por um. O segundo pulará para a próxima unidade de tempo superior (ou inferior), que permite criar grandes mudanças de passo de tempo mais facilmente.

Você pode configurar a hora e data selecionando o Configurar hora... no menu Hora, ou pressionando o ícone hora na barra de ferramentas. A janela Configurar hora usa um widget de data padrão do KDE, acoplado a DUAS caixas de contagem para configurar as horas e os minutos. Se você deseja re-sincronizar a simulação do relógio para a hora atual da CPU, basta selecionar Configurar hora para agora no menu Hora.

Nota

O KStars pode aceitar datas muito remotos além do limites normais impostos pelo QDate. Atualmente, você pode configurar a data entre os anos -50000 e +50000. Nós pretendemos extender este intervalo ainda mais em versões futuras. No entanto, por favor esteja alertado que a precisão da simulação se torna mais e mais degradada conforme as datas remotas são examinadas. Isto é especialmente verdade para as posições dos corpos do sistema solar.