Dê uma olhada em volta

Agora que nós possuímos hora e localização configurados, vamos dar uma olhada em volta. Você pode mover o mostrador usando as teclas de seta. Se você manter pressionado a tecla Shift antes de mover, a velocidade de rolagem é aumentada. O mostrador pode também ser movido clicando e arrastando com o mouse. Observe que enquanto o mostrador está rolando, nem todos os objetos são exibidos. Isto é feito para diminuir a carga da CPU para recalcular as posições dos objetos, o que tornaria a rolagem muito lenta (você pode configurar quais objetos devem ser ocultos durante a rolagem na janela Configurar o KStars). Existem várias maneiras de mudar a magnificação (ou Nível de zoom) do mostrador:

  1. Use as teclas + e -

  2. Pressione os botões Ampliar/reduzir na barra de ferramentas

  3. Selecione Ampliar/Reduzir no menu Ver

  4. Selecione Ampliar para tamanho angular... no menu Exibir. Isto permite especificar o ângulo do campo de visão do mostrador, em graus.

  5. Use a roda do seu mouse

  6. Arraste o mouse para cima e para baixo com o botão do meio do mouse pressionado.

  7. Mantenha pressionado o Ctrl ao arrastar o mouse. Isto permitirá que você defina uma retângulo no mapa. Quando você soltar o botão do mouse o mostrador ampliará para corresponder a este retângulo.

Observe que conforme você amplia, você pode ver estrelas mais fracas do que nas configurações de magnificação menores.

Reduza até você poder ver uma curva verde; ela represente seu horizonte local. Se você tiver ajustado a configuração padrão do KStars. o mostrador terá um verde sólido abaixo do horizonte, representando a superfície sólida da Terra. Existe também uma curva branca, que representa o equador celestial, e uma curva tangente, que representa a eclíptica, o caminho que o Sol segue pelo céu no curso de um ano. O Sol será sempre encontrado em algum ponto da eclíptica, e os planetas nunca estarão muito distantes dela.