Capítulo 7. Modo de linha de comando para geração de imagem

Você pode usar o KStars para gerar uma imagem do céu sem exibir os componentes da GUI do programa nesta imagem. Para usar este recurso, inicie o KStars a partir da linha de comando usando argumentos para especificar o nome do arquivo para a imagem, bem como as dimensões desejadas para a imagem:

kstars --dump [--filename kstars.png] [--height 640] [--width 480] [--script meuscript.kstars] [--date "4 julho 1976 12:30:00"]

Se nenhum nome de arquivo for especificado, ele irar gerar um arquivo nomeado kstars.png. Ele tentará gerar uma imagem que corresponda à extensão do seu nome de arquivo. As seguintes extensões são reconhecidas: png, jpg, jpeg, gif, pnm e bmp. Se a extensão do nome do arquivo não for reconhecida, ele cria a imagem no tipo PNG que é o padrão.

Do mesmo modo, se a largura e altura da imagem não forem especificados, os padrões serão 640 e 480, respectivamente.

Por padrão, o KStars lerá nas opções valores armazenados em seu arquivo $KDEHOME/share/config/kstarsrc para determinar onde a imagem será centrada, e como ela será renderizada. Isto significa que você precisa rodar o KStars no modo GUI normal, e sair do programa quando ele estiver configurado para as opções desejadas para a geração de imagens. Isto não é muito flexível, de modo que nós também fornecemos a possibilidade de executar um script D-Bus do KStars para configurar o cenário antes de gerar a imagem. O nome do arquivo que você especificar como o argumento script deve ser um script D-Bus do KStars válido, como um criado com a Ferramenta de construção de script. O script pode ser usado para configurar onde a imagem é posicionada, a localização geográfica, a hora e data, mudar o nível de Ampliação, e ajustar outras opções de visualização. Algumas das funções D-Bus não fazem sentido no modo não-GUI (como a waitForKey()); se estas funções forem encontradas durante a análise do script, elas serão simplesmente ignoradas.

Por padrão, o KStars usará a data e hora do sistema para gerar a imagem. Em alternativa, você poderá indicar uma data e hora específicas com o argumento --date. Você poderá também usar este argumento para indicar a data inicial no modo gráfico normal.