Personalizando a exibição

Existem diversas maneiras de modificar a exibição para atender o seu desejo.

  • Selecione um esquema de cores diferente no meni ConfiguraçõesEsquemas de cor. Existem quatro esquemas de cores pré-definidos, e você pode definir seu próprio na janela Configurar o KStars.

  • Alterne se as barras de ferramentas serão desenhadas ou não no menu ConfiguraçõesBarras de ferramentas exibidas. Como a maioria das barras de ferramentas do KDE, elas podem ser arrastadas pela janela e ancoradas em qualquer um dos seus lados, ou até desanexada da janela completamente se elas estiverem desbloqueadas.

  • Alterne se as caixas de informação são desenhadas no menu ConfiguraçõesCaixas de informação. Adicionalmente, você pode manipular as três caixas de informação com o mouse. Cada caixa possui linhas adicionais de dados que são ocultas por padrão. Você pode alternar a exibição destas linhas com um duplo clique em uma caixa para sombreá-las. Você pode também reposicionar uma caixa arrastando-a com o mouse. Quando uma caixa atinge o lado da janela, ela será pregada neste lado quando a janela é redimensionada.

  • Escolha um Símbolo de CDV (campo de visão) usando o menu ConfiguraçõesSímbolos CDV. O CDV é um acrônimo, do inglês, para campo de visão. Um símbolo de CDV é desenhado no centro da janela para indicar para onde a tela está apontando. Diferentes símbolos possuem ângulos diferentes; você pode usar um símbolo para mostrar como a visão de um determinado telescópio pareceria. Por exemplo, se você escolher o símbolo CDV de Binóculos 7x35, então um círculo de 9,2 graus de diâmetro é desenhado na tela; este é o campo de visão de binóculos 7x35.

    Você pode definir seus próprios símbolos CDV (ou modifica os símbolos existentes) usando o item de menu Editar símbolos CDV..., que inicia o editor de CDV:

    Editor de símbolo CDV

    A lista de símbolos CDV definidos é exibida à esquerda. À direita existem botões para adicionar um novo símbolo, editar as propriedades do símbolo selecionado, e remover o símbolo selecionado da lista. Observe que você pode tanto modificar como remover os quatro símbolos pré-definidos (se você remover todos os símbolos, os quatro padrões serão restaurados na próxima vez que iniciar o KStars). Abaixo destes três botões existe um mostrador de previsão gráfica mostrando o símbolo selecionado na lista. Quando o botão Novo... ou Editar... é pressionado, a janela Novo indicador CDV é aberta:

    Novo símbolo CDV

    Esta janela permite que você modifique as quatro propriedades que definem um símbolo CDV: nome, tamanho, forma e cor. O tamanho angular para o símbolo pode ser inserido diretamente na caixa de edição Campo de visão, ou você pode usar a aba câmera para calcular o campo de visão, fornecendo parâmetros de configuração da ocular do seu telescópio ou câmera. As quatro formas disponíveis são: círculo, quadrado, mira e alvo. Uma vez que você tenha especificado todos os quatro parâmetros, pressione OK, e o símbolo aparecerá na lista de símbolos definidos. Ele estará disponível também a partir do menu ConfiguraçõesSímbolos CDV.