Capítulo 3. Configurando o KStars

Configurando a localização geográfica

Aqui está uma captura de tela da janela Configurar localização geográfica:

Janela configurar localização

Existe uma lista de 2.500 cidades pré-definidas disponíveis para escolher. Você configura sua localização destacando uma cidade desta lista. Cada cidade é representada no mapa do mundo como um pequeno ponto, e quando uma cidade é destacada na lista, uma cruz vermelha aparece na sua localização no mapa.

Não é muito prático rolar uma lista completa de 2.500 localizações a procura de uma cidade específica. Para tornar a busca mais fácil, a lista pode ser filtrada inserindo texto nas caixas abaixo do mapa. Por exemplo, na captura de tela, o texto Ba aparece na caixa do Filtro de cidade, enquanto M foi inserido na caixa de Filtro de estado/província, e USA está na caixa de Filtro de país. Observe que todas as cidades exibidas na lista possuem nomes de cidade, estado e país que iniciam com os trechos inseridos nos filtros, e que a mensagem abaixo das caixas de filtro indicam que 7 cidades atendem aos filtros inseridos. Observe também que os pontos representantes destas 7 cidades no mapa estão coloridos em branco, enquanto os que não correspondem permanecem em cinza.

A lista pode também ser filtrada por localização no mapa. Clicar em qualquer lugar no mapa mostrará somente as cidades dentro de dois graus da localização clicada. Neste momento, você pode procurar por nome, ou localização, mas não ambos ao mesmo tempo. Em outras palavras, quando você clica no mapa, os filtros de nome são ignorados, e vice-versa.

As informações de longitude, latitude e fuso horário para a localização atualmente selecionada são exibidas nas caixas na base da janela. Se você sentir que qualquer um destes valores está incorreto, você pode modificá-los e pressionar o botão Adicionar cidade à lista para gravar sua versão personalizada da localização. Você pode também definir uma localização completamente nova pressionando o botão Limpar campos, e inserindo dados para a nova localização. Observe que todos os campos exceto o Estado/província, que é opcional, devem ser preenchidos antes que uma nova localização possa ser adicionada à lista. O KStars automaticamente carregará suas localizações personalizadas para todas as sessões posteriores. Por favor observe que, neste momento, a única maneira de remover uma localização personalizada é remover a linha apropriada do arquivo ~/.kde/share/apps/kstars/mycities.dat.

Se você adicionar localizações personalizadas (ou modificar as existentes), por favor envie-nos seu arquivo mycities.dat de modo que nós possamos adicionar suas localizações à lista mestre.