Fluxo de trabalho de panoramas

Os panoramas precisam de um fluxo de trabalho ligeiramente diferente da edição normal de fotos. Isto deve-se ao fato de usarem vários arquivos de origem. A ferramenta de escolha de panoramas é o Autopano Pro, mas a última versão do digiKam também deverá funcionar bem, com custo zero. A lista a seguir descreve os passos necessários:

  1. Marque as fotos que pertencem a um panorama no KPhotoAlbum da forma apropriada. Isto é feito principalmente para evitar a eliminação acidental de imagens, ao escolher o lixo no meio das fotografias tiradas. Você também pode querer usar isto para empilhar o conjunto de imagens originais.

  2. Você terá pelo menos duas opções simples para o passo seguinte:

    1. Você pode deixar que o Autopano Pro encontre os panoramas automaticamente na pasta de fotos.

    2. Ou enviar as imagens adequadas para o Autopano Pro na linha de comando para acelerar as coisas. Isto é útil se a pasta de imagens tiver diversas imagens, especialmente imagens RAW. Isto obriga a corrigir o script que inicia o Autopano Pro para aceitar dados de entrada e para criar um arquivo 'desktop' ou ainda carregar programas externos com uma linha de comando própria.

  3. Se faltar um pequeno pedaço do panorama, você pode tentar ajustá-lo com o Gimp, por exemplo. O Gimp funciona normalmente bem se existir bastante "estrutura" para ser clonada, mas não existe qualquer garantia de que você obterá resultados úteis.

  4. Salve a imagem nova em qualquer local da pasta de imagens do KPhotoAlbum e execute a opção ManutençãoProcurar novamente por imagens e vídeos. Isto deverá detectar o novo panorama e incluí-lo na galeria de imagens.

  5. Se tiver ativado o Empilhamento Automático de imagens novas e se o nome do novo panorama corresponder às regras deste, o panorama deverá ficar na parte superior da pilha. Caso contrário, ordene as imagens por data, para que o novo panorama termine nas imagens de origem e as empilhe manualmente. (O Autopano Pro parece gravar as informações EXIF da primeira imagem do panorama.)

  6. Neste momento, você pode ainda adicionar marcações ao panorama ou incluir todas as imagens de origem com Ctrl+2.