Capítulo 3. Navegação

Logo que você tenha indicado as propriedades para as suas imagens e vídeos, o KPhotoAlbum está pronto para deixá-lo navegar nas suas imagens, como pode ser visto em Figura 3.1, “Navegação quando as imagens e vídeos tiverem sido anotados”. Se comparar isto a Figura 2.1, “Iniciar o KPhotoAlbum com as suas imagens”, irá ver que existem agora itens disponíveis em cada um dos grupos Pessoas, Locais e Palavras-chave.

Figura 3.1. Navegação quando as imagens e vídeos tiverem sido anotados

Navegação quando as imagens e vídeos tiverem sido anotados

Na janela do navegador, o usuário poderá ver os grupos de opções para os quais escreveu alguma informação ao anotar as suas imagens e vídeos. Além disso, existem itens para procurar com base na informação EXIF das imagens, navegar na estrutura de pastas do seu disco rígido e para mostrar as miniaturas de fato. Serão agora descritas uma de cada vez.

Se pressionar em Pessoas a janela de navegação muda, como pode ver em Figura 3.2, “Janela de navegação quando Pessoas foi selecionado.”.

Figura 3.2. Janela de navegação quando Pessoas foi selecionado.

Janela de navegação quando Pessoas foi selecionado.

O navegador está agora preenchido com as pessoas que indicou para as suas imagens [3]; se selecionar uma pessoa irá voltar ao estado original do navegador, como foi visto em Figura 3.1, “Navegação quando as imagens e vídeos tiverem sido anotados”, só que desta vez o âmbito é o da pessoa que foi selecionada. Isto significa que só são mostradas informações sobre as imagens que contêm essa pessoa. Veja abaixo o Figura 3.3, “Navegação limitada ao âmbito da pessoa Jesper, que é o resultado de escolher a pessoa Jesper, onde poderá ver uma indicação desse fato no fundo da janela. Por favor compare o Figura 3.1, “Navegação quando as imagens e vídeos tiverem sido anotados” com o Figura 3.3, “Navegação limitada ao âmbito da pessoa Jesper, onde poderá ver que o número de imagens disponíveis desceu de 24 para 10 e o número de categorias para os diferentes grupos mudou também.

Figura 3.3. Navegação limitada ao âmbito da pessoa Jesper

Navegação limitada ao âmbito da pessoa Jesper

Se você continuar a escolher uma nova pessoa, irá então obter as imagens que contêm ambas as pessoas. Se continuar desta forma, poderá restringir o conjunto de imagens que tem em mente apenas a algumas imagens de um conjunto de milhares.

Quando tiver acabado de limitar o âmbito das imagens, poderá selecionar o ícone para Ver as Miniaturas, de modo a consultar apenas as imagens que correspondam ao seu âmbito atual.

Adicionar Imagens de Previsão ao Navegador

Se olhar para Figura 3.2, “Janela de navegação quando Pessoas foi selecionado.” irá ver que cada pessoa tem o mesmo ícone à frente do seu nome. O KPhotoAlbum é capaz neste momento de mostrar uma imagem de previsão para cada pessoa individual [4] como pode ser visto em Figura 3.4, “Imagens para Cada Pessoa”.

Figura 3.4. Imagens para Cada Pessoa

Imagens para Cada Pessoa

Para mostrar as imagens em conjunto com os nomes, clique no botão do canto direito da barra de ferramentas, o qual irá mostrar um menu de contexto em que poderá escolher qual a vista que deseja usar para o grupo de opções indicado. Repare que as vistas precisam de ser configuradas para cada grupo de opções - desta forma você poderá, por exemplo, usar uma vista em ícones com as imagens das pessoas, enquanto usa uma lista simples para as palavras-chave (no caso de não ter arranjado imagens adequadas para as suas palavras-chave).

É, todavia, a sua função indicar quais as imagens usar para cada pessoa. Para fazer isso, você precisa de abrir o visualizador (veja em Capítulo 5, O visualizador) e no seu menu de contexto escolher Mostrar o editor de categorias, para que apareça o editor de categorias, visível em Figura 3.5, “Editor de categoria”. No editor de categorias, poderá escolher a imagem para a pessoa indicada. No visualizador é possível ampliar parte da imagem e, desta forma, recortar a parte que deverá ser mostrada.

Figura 3.5. Editor de categoria

Editor de categoria



[3] Você poderá reparar que o item Animais Domésticos tem um ícone especial. Para mais detalhes sobre o assunto, veja em “Categorias”.

[4] Isto também se aplica, como é óbvio, aos locais, palavras-chave e outros grupos de opções que você próprio tenha definido.