Definir as categorias do visualizador

A categoria pode ser selecionada no visualizador se começar a digitar o nome dela. A seleção é feita imediatamente quando existir apenas uma categoria correspondente.

Para mudar para o modo de seleção da categoria, basta clicar na barra (/). As opções possíveis são apresentadas após o texto 'Atribuição:' entre parênteses, sendo imediatamente revistas ao digitar mais letras. Quando selecionar uma categoria, você poderá continuar a digitação para selecionar o valor do item. A imagem seguinte mostra isto em ação, e abaixo, uma explicação de como tudo isto funciona.

Figura 5.8. Selecionar as categorias do visualizador

Selecionar as categorias do visualizador

Siga a configuração da categoria abaixo para compreender melhor esta explicação. Se começar a digitar "/P", o campo de texto irá mudar de "Elementos" para "Palavras-chave" (desde que o P seja único). Depois disso, se digitar "b" irá atribuir imediatamente a palavra-chave "boa" à imagem. Se digitar "a" irá mostrar "Aborrecida", atribuindo o resultado à imagem. Se digitar "/p" irá funcionar de forma semelhante para "Pessoas".

  • Itens

    • A..Z

  • Palavras-chave

    • Boa

    • Ruim

    • Aborrecida

  • Pessoas

    • George

    • Fred

  • Locais

    • Internet

Palavras exatas

Se quiser inserir uma nova palavra ou tiver palavras como "boa" e "boas", você precisa estar apto a digitar a palavra exata que deseja inserir ou selecionar. Isso pode ser obtido se iniciar a palavra com aspas (") e terminar com vírgula (,). Se tivesse selecionado "boa" imediatamente após ser digitado, você poderia não selecionar "boas" e, nesse caso, teria que aguardar o pressionamento de mais teclas.

Figura 5.9. Selecionar as palavras exatas no visualizador

Selecionar as palavras exatas no visualizador


Sempre iniciar com a seleção da categoria

Se digitar duas '/'s seguidas, irá alternar entre dois modos diferentes: o modo padrão descrito acima e um modo de seleção da categoria. No último modo, voltaremos para a seleção da categoria após uma correspondência. Dessa forma, você pode selecionar os itens de forma contínua em categorias diferentes. Faria a correspondência mais rápida possível, de forma que se digitasse "Pa" iria corresponder a "Palavras-chave/Aborrecida" no exemplo acima.

Atribuindo atalhos

Se o campo atual estiver em branco (p.ex., se não estiver selecionando nada neste momento) e você tiver clicado em uma das teclas de função da F1 à F12 (ou acimada da F35, se o seu teclado suportar isto), irá atribuir a última definição correspondente a essa tecla. Você pode aplicar a mesma atribuição às novas imagens, pressionando tecla do atalho. Para remover, use a tecla Shift e o atalho (Shift+F#). Isto é útil para atribuir rapidamente itens frequentes de forma repetida ao seu conjunto de imagens atual. Ele armazena tanto a categoria como o item da mesma. Estes atalhos são armazenados até o fechamento do KPhotoAlbum, não existindo suporte para substituir o atalho atribuído.