Modos de exibição

No modo Gerenciador de Arquivos, o Konqueror lista os arquivos e subpastas que existem dentro de uma determinada pasta, podendo fornecer alguma informação sobre eles. O caminho da pasta atual aparece na Barra de Localização. A forma como o Konqueror mostra os arquivos e as pastas depende principalmente da sua escolha no Modo de Visualização. O modo pode ser selecionado no submenu ExibirModo de Visualização. Os modos de visualização que o Konqueror oferece são detalhados abaixo.

Nota

No modo de Gerenciamento de Arquivos, o Konqueror usa um componente incorporado do Dolphin.

  • No modo de exibição Ícones, que é o padrão, os arquivos serão representados por um ícone que mostra o tipo do arquivo, assim como será apresentado um ícone de pasta para as subpastas. Os nomes de pastas e arquivos, assim como os itens ativados em ExibirInformações adicionais são exibidos abaixo dos ícones.

  • O modo de exibição Compacto mostra o conteúdo das pastas como ícones com o nome de cada um deles ao lado, assim como os itens ativados em ExibirInformações adicionais, abaixo do nome. Os itens são agrupados em colunas de modo semelhante a Exibição resumida na caixa de diálogo de arquivos do KDE.

  • No modo de exibição Detalhes, o conteúdo da pasta é apresentado como uma lista detalhada, que contém o nome, o tamanho e a data de modificação de cada item. Você pode adicionar novas colunas, clicando no cabeçalho de uma coluna existente com o botão direito do mouse.

    No menu de contexto da linha do cabeçalho, você poderá escolher se a largura das colunas será automática ou personalizada. A largura automática ajusta a largura de todas as colunas de uma vez, de modo a mostrar o item mais longo na coluna por completo, exceto a coluna Nome, onde a extensão é substituída por ...

    A ordem das colunas pode ser alterada ao arrastar e soltar os cabeçalhos da coluna, exceto para o cabeçalho Nome, que sempre será a primeira coluna neste modo de exibição.

    O modo de exibição em detalhes permite-lhe ver a pasta atual como uma estrutura em árvore, se a opção Pastas expansíveis estiver ativa. Cada subpasta da pasta atual poderá ser expandida ou recolhida ao clicar nos ícones > ou v próximo a ela.

Exibição agrupada

Todos os modos de exibição tem suporte a agrupamento pelo tipo de ordenação selecionado em ExibirOrdenar por

Informações de Dica do Arquivo

Assinalar a opção Mostrar dicas na página Gerenciamento de arquivosGeralda janela de configuração do Konqueror, fará com que apareça uma pequena janela de informação quando o cursor do mouse passar por cima do nome ou do ícone de um arquivo ou pasta.

Pré-visualizações de Arquivo

A aba Visualizações da página de configuração Gerenciamento de arquivosGeral permite-lhe ativar as antevisões para determinados tipos de arquivos.

Geralmente isto significa que o ícone do arquivo será substituído por uma pequena imagem mostrando seu conteúdo.

Uma vez que o Konqueror tem que ler muito mais dados dos que apenas o nome do arquivo para gerar uma previsão, as visualizações dos arquivos poderão não ser apropriadas ao ver os arquivos num sistema remoto. A página de Visualizações da janela de configuração do Gerenciador de Arquivos permite-lhe desativar as previsões para os arquivos remotos em que o limite do tamanho sejam ultrapassados.

Informações na área de exibição

Em todos os modos de exibição, o Konqueror mostra pelo menos um ícone e um nome para cada item. Se usar a opção Informações adicionais do menu Exibir ou o menu de contexto do cabeçalho no modo de Detalhes, poderá selecionar mais informações a serem apresentadas para cada item:

Tamanho, Data, Tipo, Avaliação, Etiquetas ou Comentário.

Dependendo do tipo de arquivo, outros critérios de ordenação adicionais podem ser selecionados:

Documento: Número de palavras e linhas
Imagem: Tamanho e orientação
Áudio: Artista, álbum, duração e faixa

O submenu Outros permite-lhe selecionar Caminho, Destino do link, Copiado de, Permissões, Proprietário ou Grupo do usuário.