Seleção de itens na área de exibição

Existem diversas formas de selecionar os itens na área de exibição. Quando um grupo de itens estiver selecionado, qualquer ação realizada, como Cortar, Copiar, Mover para a Lixeira e as operações de arrastar e soltar, afetarão todos os itens selecionados.

Seleção de itens usando o mouse

  • Clique com o botão esquerdo do mouse em um local da área de exibição, desenhe um retângulo em torno de um grupo de itens e depois solte o botão. Essa ação irá selecionar todos os itens dentro do retângulo e limpar a seleção anterior. Se a tecla Shift estiver pressionada durante esse processo, a seleção anterior será mantida.

  • Se manter pressionada a tecla Ctrl enquanto clica em um item com o botão esquerdo do mouse, o estado de seleção deste item será alterado. Se a tecla Ctrl estiver pressionada enquanto desenha um retângulo em torno de um grupo de itens, como descrito logo acima, o estado de seleção de todos os itens dentro do retângulo será alterado.

  • Se a tecla Shift estiver pressionada enquanto clica em um item com o botão esquerdo do mouse, todos os itens que estiverem entre o item selecionado anteriormente e o item clicado neste momento serão selecionados.

  • Se a opção Mostrar o marcador da seleção estiver ativa na página de Comportamento da seção Gerenciamento de arquivosGeral da configuração, irá aparecer um pequeno botão + ou - no canto superior esquerdo do item que tiver o cursor do mouse sobre ele. Clicar neste símbolo marca ou desmarca o item, respectivamente.

Seleção de itens usando o teclado

  • Se for pressionada uma tecla de cursor, como Page Up, Page Down, Home ou End, será selecionado o novo item atual, cancelando a seleção anterior.

  • Se manter pressionada a tecla Ctrl enquanto pressiona uma das teclas acima, a seleção ficará inalterada.

  • Se manter pressionada a tecla Shift enquanto pressiona numa das teclas acima, todos os itens entre o item selecionado anteriormente e o atual ficarão selecionados.

  • Se manter pressionada a combinação de teclas Ctrl+Espaço, o estado de seleção do item atual será alterado.

  • Ctrl+A seleciona todos os itens na área de exibição.

  • Ctrl+Shift+A alterna o estado de seleção de todos os itens da área de exibição.

  • Selecione um arquivo ou pasta, digitando as primeiras letras do seu nome, para que seja selecionado o primeiro item correspondente. Para limpar a seleção e cancelar a pesquisa com o teclado, pressione Esc ou espere um pouco mais que o tempo-limite de 1 segundo.

Selecionar itens com o menu

Você algumas vezes deseja excluir, copiar ou mover um determinado número de arquivos que são semelhantes de algum modo. Por exemplo você pode desejar mover todos os arquivos gráficos .png de uma pasta para outra. O Konqueror torna isso fácil permitindo-lhe selecionar arquivos múltiplos baseados nas semelhanças de seus nomes.

Use o item EditarSeleção Selecionar os itens correspondentes... do menu ou o atalho Ctrl+S. Isto trará uma pequena caixa de diálogo na qual você insere um nome de arquivo contendo os caracteres curinga *, que corresponde a qualquer número de caracteres, e ? que corresponde a um único caractere. Pressione OK e o Konqueror selecionará todos os arquivos com os nomes que atendam aos critérios. Por exemplo:

  • band*.png selecionará todos os nomes de arquivos que iniciem com as letras band e terminem como .png.

  • memo?.txt selecionará memo1.txt e memo2.txt mas não memo99.txt.

Quando você tiver selecionado uma determinada quantidade de arquivos, você pode diminuí-la usando a opção EditarSeleçãoDesmarque os itens correspondentes... do menu para especificar quais dos arquivos selecionados devem ser removidos da seleção.

Use a opção EditarSeleçãoDesmarcar todos do menu ou simplesmente clique botão esquerdo do mouse em uma área vazia da visão para cancelar a seleção.

Você pode também inverter a seleção: ou seja, desmarcar todos os arquivos selecionados e selecionar aquelas que não foram previamente selecionados. Use a opção EditarSeleçãoInverter Seleção do menu ou use o Ctrl+Shift+A para fazer isto.