Criar Novo

Quando o Konqueror está no modo Gerenciador de Arquivo, selecionar Criar Novo no menu Editar ou do menu de contexto obtido pelo clique botão direito do mouse em uma área livre em uma visão da pasta fornece-lhe um submenu que permite criar qualquer uma das seguintes coisas na pasta atual:

Pasta...

Uma maneira fácil de criar uma nova (sub)pasta.

Arquivo Texto...

Use isto para criar um simples arquivo texto vazio. Uma caixa de diálogo será aberta pedindo que você insira um nome para seu novo arquivo.

Arquivo HTML...

Cria um esqueleto de arquivo fonte HTML. Quando você digitar o nome do novo arquivo na caixa de diálogo é melhor que ele tenha uma extensão .html para evitar confusão.

Documento Tipo do Documento...

Dependendo dos aplicativos instalados e das associações de arquivo, diversos itens de menu para tipos diferentes de documento são exibidos para permitir que você crie esqueletos de documentos do tipo selecionado.

Link para localização (URL)...

Isto permite criar um ícone para abrir o Konqueror em uma pasta ou página web específica. Assim como o Link para Aplicativo... você pode fazer com que o ícone do aplicativo apareça em sua área de trabalho criando-o em sua pasta ~/Desktop ou acessando o submenu Criar Novo.. com um clique direito em uma área livre da sua área de trabalho.

Link básico para arquivo ou pasta...

Cria uma ligação simbólica para um arquivo ou pasta local.

Link para aplicativo...

Esta opção é mais útil quando você deseja criar um ícone que abrirá um aplicativo em particular. Ela abre uma caixa de diálogo com várias páginas em abas. A primeira, Geral, é onde você escolhe um ícone e o texto que aparecerá no link. A segunda página, Permissões, permite selecionar quem pode usar ou modificar o ícone. Na página Aplicativo você deve inserir o Comando que rodará o aplicativo, por exemplo, kwrite para iniciar o editor de texto KWrite, kwrite /home/marcus/tarefas.txt abrirá o arquivo /home/marcus/tarefas.txt no KWrite. Opções avançadas como os tipos de arquivo que o aplicativo pode abrir estão também disponíveis nesta página.

Para fazer com que o ícone do aplicativo apareça em sua área de trabalho, crie o link em sua pasta ~/Desktop (como ela é chamada pode ser um pouco diferente dependendo de como o KDE foi instalado no seu sistema) ou obtenha o submenu Criar Novo... dando um clique direito em uma área livre de sua área de trabalho ao invés de obtê-lo a partir da janela do Konqueror.

Se você tiver muitos links para aplicativos especiais e não deseja bagunçar a área de trabalho, então porque não criá-los em sua pasta Aplicativos. Você pode fazer isto no Konqueror escolhendo IrAplicativos. Então crie um ícone único em sua área de trabalho para abrir sua pasta Aplicativos, que está normalmente em ~/.local/share/applications.

Para colocar um ícone de aplicativo no painel, primeiro crie-o na pasta Aplicativos e então arraste-o para uma área limpa no painel.

Atalho para dispositivo

Use estas opções neste submenu para criar um ícone que irá montar um dispositivo e abrir uma instância do Konqueror que mostre o seu conteúdo. Para desmontar o mesmo dispositivo quando não precisar mais dele, clique com o botão direito e selecione a opção Desmontar. No entanto, na maioria dos casos você irá querer criar o ícone na área de trabalho.