Plugins do Konqueror

O KDE disponibiliza diversos plugins úteis que interagem com o Konqueror de diversas formas. Eles encontram-se explicados em resumo abaixo.

Use a opção ConfiguraçõesConfigurar as extensões... para abrir uma janela com todos os plugins instalados, onde poderá selecionar os que necessita. Todos os plugins estão acessíveis no menu Ferramentas.

Somente os plugins apropriados para o modo atual (gerenciador de arquivos ou navegador no modo de exibição KHTML/WebKit) são listados nesta janela.

Modo do Navegador

Tradução de Página Web

Isto usa o motor do serviço de tradução fornecido pelo Google Tradutor para traduzir a página HTML atual para o idioma que desejar (por qualquer razão). Ele pode ser lançado com o FerramentasTraduzir página Web.

Se você tem uma quantidade de texto selecionado na página, ele será traduzido em vez de toda a URL.

Importante

A tradução feita por máquinas não é uma ciência perfeita! O Google fará o possível para lhe dar a melhor tradução aproximada e, no pior caso, uma leitura muito engraçada. Não tome decisões importantes com base em coisas que você leu em uma página traduzida pelo Google, sem antes confirmar que a tradução está realmente correta.

Nota

Você pode traduzir somente páginas da Internet que estão acessíveis na rede mundial. Para traduzir qualquer outro texto, você deve ir diretamente ao site do Google, onde poderá colar o texto para tradução.

Visualizador de Árvore DOM (apenas com KHTML)

O visualizador de árvores DOM permite que um desenvolvedor veja os estilos, atributos e elementos de um documento da Internet.

Selecionar FerramentasMostrar Árvore DOM abre uma nova janela que exibe o modelo de objeto do documento (do inglês DOM) da página HTML atual.

Por padrão inicia no nó raiz do documento, por exemplo: documentElement, todos os outros nós que você verá serão filhos ou descendentes do nó raiz.

Se você deseja manipular a árvore DOM de alguma maneira, será necessário usar um script externo para fazer isto.

Validador de Página Web

Este plugin usa o validador HTML do W3C para validar a página atual. Muito útil ao criar páginas Web.

Validar HTML (pela URI) / Validar HTML (por Transferência)

A opção de validação HTML permite-lhe comparar o seu documento HTML à sintaxe definida do HTML e relatar qualquer erro encontrado. A validação do seu HTML garantirá que suas páginas serão exibidas corretamente em todos os navegadores.

Validação CSS (pela URI)

Permite-lhe validar a sua folha de estilo CSS que está incorporada em um documento HTML ou XHTML. Ter CSS válido é crítico para garantir que seu site web mantenha uma aparência consistente, independentemente do navegador usado.

Validação de links

Permite-lhe confirmar que os links em seu site não contenham redirecionamentos ou links quebrados. Esta ferramenta verifica recursivamente todos os links em um site.

Validar página

Valida a página atual mas não mostra o resultado em outra janela ou aba como nas ações anteriores. Usar este item permite a ação de Ver o relatório do validador para exibir um resumo da validação.

Configurar o validador

O item de configuração do validador permite-lhe ver as ferramentas de validação que podem ser usadas para validar o seu HTML e CSS.

Configurações HTML

Selecione FerramentasConfigurações HTML para habilitar ou desabilitar algumas configurações HTML sem precisar acessar o diálogo Configurações.

JavaScript

Permite-lhe ativar ou desativar o uso do JavaScript no Konqueror.

Java

Permite-lhe ativar ou desativar o uso do Java™ no Konqueror.

Cookies

Permite-lhe ativar ou desativar o uso de cookies no Konqueror.

Plugins

Permite-lhe ativar ou desativar o uso dos plugins do Konqueror que você tenha instalado.

Carregar imagens automaticamente

Permite-lhe ativar ou desativar o carregamento automático de imagens em páginas da Internet.

Habilitar proxy

Permite-lhe habilitar ou desabilitar o uso de um proxy no navegador Konqueror.

Habilitar cache

Permite-lhe ativar ou desativar o uso de cache no navegador Konqueror.

Política de cache

O submenu de política de cache fornece-lhe uma maneira de configurar o uso de cache pelo Konqueror. As possibilidades de uso incluem:

  • Manter cache em sincronia

  • Usar cache se possível

  • Modo de navegação offline

Alterador da Identificação do Navegador

Selecione FerramentasAlterar Identificação do Navegador para obter um menu que permite mudar o string de Identificação do Navegador sem acessar o diálogo Configurações.

Este plugin permite mudar a identificação do Navegador ou do Sistema Operacional com base no domínio acessado. Isto é útil ao navegar em páginas Web que limitam o acesso àqueles que usam determinado navegador Web.

Identificação padrão

O cabeçalho padrão para o Agente de Usuário do Konqueror é o Mozilla/5.0(compatible;Konqueror/4.7)(KHTML/4.7, like Gecko). Se for a uma página que recuse este acesso, mude o seu agente de usuário para uma das opções abaixo.

Submenu do navegador

Os seguintes itens do menu mostram uma lista com os navegadores populares, como Firefox, Internet Explorer, Netscape Navigator, Opera, Outro, e Safari.

Aplicar ao site inteiro

Esta opção permite-lhe indicar que o agente de usuário definido será aplicado em todas as páginas que você está visitando.

Configurar

Selecionar Configurar abre a janela de configurações e permite que você ajuste a quantidade de informação que deseja revelar sobre o navegador e sistema operacional que está sendo usado.

Arquivar Página Web (apenas com KHTML)

Invocada com FerramentasArquivar Página Web, esta ferramenta cria um arquivo (.war) contendo toda a página web visualizada incluindo as imagens. Clique esquerdo no nome do arquivo para ver a página salva.

Modo de Gerenciador de Arquivos

Filtro de diretório

Ele é controlado pelo FerramentasMostrar barra de filtro (Ctrl+Shift+I) e permite escolher os tipos de itens que são mostrados em uma pasta.

Galeria de Imagens

No modo Gerenciador de Arquivo, você pode selecionar FerramentasCriar Galeria de Imagens ou usar o Ctrl+I para criar uma página HTML com miniaturas de todas as imagens na pasta atual. Por padrão a página HTML é chamada images.html e as miniaturas são colocadas em uma pasta nova images.

Quando você inicia o plugin galeria de imagens, um diálogo se abre permitindo-lhe ajustar a forma de criação da galeria.

Visual da página

O diálogo de aparência permite-lhe ajustar o visual da página da galeria.
Imagem
Título da página

A opção do título da página possui um campo para alterar o título da página da galeria de imagens.

Imagens por linha

A opção de imagens por linha possui uma barra deslizante e um campo de numeração para ajustar o número de miniaturas de cada linha na galeria.

Mostrar nome do arquivo de imagem

A opção 'Mostrar nome do arquivo de imagem' permite-lhe escolher se deve exibir os nomes dos arquivos abaixo das miniaturas da galeria.

Mostrar tamanho do arquivo de imagem

A opção 'Mostrar tamanho do arquivo de imagem' permite-lhe escolher se deve exibir o tamanho dos arquivos abaixo das miniaturas da galeria.

Mostrar dimensões da imagem

A opção 'Mostrar dimensões da imagem' permite-lhe escolher se deve exibir as dimensões da imagem, em pixels, abaixo das miniaturas da galeria.

Nome da fonte

A opção de nome da fonte permite-lhe escolher a fonte a ser usada na criação da galeria.

Tamanho da fonte

A opção do tamanho da fonte permite-lhe alterar o tamanho da fonte selecionada.

Cor do primeiro plano

A opção de cor do primeiro plano possui um seletor para escolha da cor principal da galeria, incluindo as áreas de texto.

Cor do plano de fundo

A opção de cor do plano de fundo possui um seletor para escolha da cor de fundo da galeria.

Pastas

O diálogo de pastas é usado para escolher o local onde salvar a galeria. Este diálogo é também usado para configurar quais pastas serão usadas.
Imagem
Salvar em arquivo HTML

O seletor de salvamento em arquivo permite-lhe decidir onde deseja salvar a sua página HTML com a galeria de imagens.

Subpastas recursivas

A opção de subpastas recursivas habilita a inclusão das subpastas. Se a opção estiver selecionada, uma barra deslizante e um campo de numeração serão ativados para seleção do nível de pastas que serão incluídas.

Copiar arquivos originais

A opção para copiar arquivos originais cria uma pasta de imagens para armazenar cópias das imagens originais usadas na galeria.

Usar arquivo de comentários

A opção para uso de arquivos de comentários habilita o seletor de arquivos para escolha de um arquivo de comentários para usar com a sua galeria. O arquivo de comentários contém os subtítulos para as imagens.

O formato deste arquivo é:

# isto é um comentário, linhas iniciadas com '#' são ignoradas
NOMEDOARQUIVO1:
Descrição

NOMEDOARQUIVO2:
Descrição

Miniaturas

O diálogo de miniaturas é usado para ajustar as propriedades das miniaturas da galeria.
Imagem
Formato de imagem para as miniaturas

A opção de formato de imagem para miniaturas permite-lhe escolher qual formato será usado para as miniaturas das imagens.

Tamanho da miniatura

A opção de tamanho da miniatura fornece uma barra deslizante e um campo de numeração para ajustar o tamanho das miniaturas usadas na galeria.

Configurar profundidade de cor diferente

A opção para configuração da profundidade de cor diferente habilita uma lista para alteração de uma profundidade de cor diferente das miniaturas, caso você queira usar uma diferente da usada na imagem original.

Barra de pesquisa

Oferece um campo de texto para um acesso rápido aos mecanismos de busca, como o Google. Ao clicar no ícone do lado esquerdo do campo de pesquisa, será aberto um menu para selecionar e ativar diferentes mecanismos de busca e configurar seus Atalhos Web.

Plugin de comandos do shell

Este plugin permite a execução de comandos no console, para a pasta atual vendo o resultado numa janela separada.