Capítulo 11. Configurando o Konqueror

Pamela Roberts

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

Como o resto do KDE, o Konqueror é altamente configurável, de modo que você possa ter a aparência e comportamento que melhor atenda suas necessidades e gosto pessoal.

Barras de ferramentas

Quando o KDE é recém instalado, a janela do Konqueror contém uma Barra de Menu, uma de Ferramentas, uma de Localização e possivelmente uma Barra de Favoritos.

Talvez você não precise de todas estas barras. Para ocultá-las, vá para o menu ConfiguraçõesBarras de ferramentas exibidas e desmarque as opções desejadas. Para mostrar uma barra de ferramentas oculta, apenas assinale a opção.

A Barra de Menu propriamente dita pode ser ligada ou desligada com a combinação de teclas de atalho Ctrl+M.

Se você der um clique direito numa barra de ferramentas, você obterá um menu para configurar esta barra. Você pode travar ou destravar a posição da barra, selecionar a posição do texto, o tamanho do ícone e a orientação das barras destravadas.

Se as barras de ferramentas estiverem desbloqueadas, do lado esquerdo de cada uma delas você verá algumas pegas. Ao clicar com o botão esquerdo do mouse nelas, poderá arrastar uma barra para uma posição nova e ainda destacá-la da janela, colocando-a em qualquer ponto da sua tela.

Os ícones mostrados em várias barras pode ser mudados usando a opção ConfiguraçõesConfigurar barras de ferramentas..., que traz o diálogo Configurar Barras de ferramentas. O número e tipo destas barras dependerão se o Konqueror está no modo Navegador Web ou Gerenciador de Arquivos e se você possui plugins do Konqueror instalados.