Java e JavaScript

Krishna Tateneni

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão KDE
4.4 (24/11/2009)

Java™ e JavaScript

Java

Java™ permite que aplicativos sejam carregados e executados através de um navegador, estando disponível o software necessário em sua máquina. Muitos sites fazem uso de Java™ (por exemplo, serviços de bancos on-line e sites interativos de jogos). Você deve estar ciente de que executar programas de fontes desconhecidas podem trazer problemas de segurança, podendo até mesmo danificar o seu computador.

A opção Habilitar Java globalmente permite que você habilite o suporte ao Java™ para todos os sites web, por padrão. Você pode também habilitar o Java™ somente para hosts específicos. Para adicionar uma política para um host específico, clique em Novo... e uma janela será aberta, na qual você pode digitar o nome do host e então escolher a política de aceitar ou rejeitar o código Java™, de um host particular. O domínio será adicionado, na lista do lado esquerdo da página.

Você pode selecionar um host da lista e clicar no botão Alterar... para modificar a política daquele host. Clicando no botão Apagar você remove a política do host selecionado; depois da remoção, as configurações globais serão aplicadas para aquele host.

Finalmente, o grupo de controles chamado Configurações de Tempo de Execução Java permite a você configurar algumas opções para o modo como o Java™ deve executar.

Usar gerenciador de segurança é normalmente habilitado por padrão. Esta configuração fará com que a JVM se execute com um Gerenciador de Segurança ativo. Isto evitará que miniaplicativos sejam capazes de ler e escrever no seu sistema de arquivos, criando soquetes arbitrários, e outras ações que podem ser usadas para comprometer seu sistema. Desabilite esta opção por sua própria conta e risco. Você pode modificar seu arquivo $HOME/.java.policy com o utilitário de ferramenta de política do Java™ para fornecer ao código baixado de determinados sites mais permissões.

Usar KIO fará com que a JVM use o próprio KIO do KDE para transporte em conexões de rede.

A caixa de verificação Desligar servidor de miniaplicativos quando inativo por mais de permite a você salvar recursos ao fechar o Servidor de miniaplicativos Java™ quando não estiver em uso, ao invés de deixá-lo executando em segundo plano. Deixar esta opção desabilitada pode fazer com que miniaplicativos Java™ iniciem mais rápido, mas usará mais recursos do sistema quando você não estiver usando um miniaplicativo Java™. Se você habilitar esta opção, você pode configurar também o tempo máximo (timeout).

Você pode optar por fazer com que o Konqueror detecte automaticamente a instalação Java™ em seu sistema, ou especificar o caminho para a instalação, selecionando a opção Caminho para o executável do Java ou 'java'. Você pode escolher o último método, se você possui múltiplas instalações Java™ em seu sistema, por exemplo, e deseja especificar qual usar. Se a Máquina Virtual Java™ que você está usando requer opções especiais de inicialização, você pode digitá-las na caixa de texto chamada Parâmetros Java adicionais.

JavaScript

Apesar do nome, JavaScript não está totalmente relacionado com Java™.

A primeira parte desta página funciona do mesmo modo que a página de configurações do Java™.

A opção Habilitar JavaScript globalmente permite que você habilite o suporte a JavaScript para todos os sites, por padrão. Você pode também habilitar para sites específicos. Para adicionar uma política para um host específico, clique em Novo... para abrir uma janela, na qual você pode digitar o nome do host e em seguida escolher aceitar ou rejeitar o código JavaScript de um host em particular. Ele será adicionado à lista, no lado esquerdo da página.

Você pode selecionar um host da lista e clicar no botão Alterar... para modificar a política daquele host. Clicando no botão Apagar você remove a política do host selecionado; depois da remoção, as configurações globais serão aplicadas para aquele host.

O conjunto final de opções, na seção Políticas Globais de JavaScript, determina o que acontece quando uma página usa o JavaScript para algumas ações específicas.

Você pode habilitar ou desabilitar individualmente a capacidade do JavaScript de manipular suas janelas movendo-as, redimensionando-as ou mudando foco. Você pode também impedir que o JavaScript mude o texto da barra de estado, de modo que você possa sempre ver os links que serão seguidos quando você clicar num deles. As alternativas para estas opções são Permitir e Ignorar.

Para abrir uma nova janela, há ainda mais controle.Você pode configurar o Konqueror para Permitir tais requisições, Perguntar cada vez que uma requisição é feita, ou Proibir todas as requisições de nova janela.

A configuração Esperto somente permitirá janelas de contexto do JavaScript, quando você escolheu explicitamente um link que cria esta janela.