Filtros AdBlock

Krishna Tateneni

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão KDE
4.8 (22/11/2011)

O AdBlocK do Konqueror pode ser configurado para substituir ou remover imagens ou quadros ('frames') das páginas Web que correspondam a uma série de filtros.

A opção Habilitar filtros ativa ou desativa a utilização da lista de filtros de URLs.

Se a opção Ocultar imagens filtradas estiver ativa, então as imagens bloqueadas são removidas por completo da página e o espaço ocupado por elas será utilizado. Se a opção estiver desativada, então será usada uma imagem de substituição no local das imagens filtradas.

Filtro manual

A parte principal desta aba é uma lista de URLs que serão comparados em relação aos nomes das imagens e quadros para decidir as ações de filtragem. Podem ser usados caracteres coringas com expressões regulares para os nomes dos arquivos.

Use o campo de texto Pesquisar, acima da lista, para filtrar os itens correspondentes em tempo real.

Cada filtro poderá ser expresso como um texto de caracteres especiais para arquivos (por exemplo, http://www.site.com/ads/*) ou como uma expressão regular completa, envolvendo o filtro com barras normais (por exemplo, //(ads|dclk)\./).

Qualquer texto de filtragem poderá ser antecedido de @@ para permitir qualquer URL correspondente, o que terá maior prioridade sobre qualquer filtro de bloqueio.

O Importar e Exportar irão salvar ou ler a lista de filtros atual para um arquivo de texto normal. O arquivo inicia com uma linha de cabeçalho [AdBlock, então todos os filtros se seguem cada um em uma linha separada. As linhas antecedidas de um ponto de exclamação (!) serão tratadas como comentários e poderão ser usadas para clarificar ou legendar um conjunto de filtros.

Selecione um item na lista para alterá-lo no campo de edição ou para removê-lo. Insira aqui um novo texto de filtragem e adicione-o à lista com o botão Inserir.

Filtro automático

Esta aba mostra uma lista de nomes e URLs com entradas de filtro AdBlock predefinidas. Para ativar uma entrada, marque a caixa de opção ao lado do nome do filtro e ajuste o Intervalo de atualização automática (padrão de 7 dias).

Se os filtros AdBlock estiverem ativos, um ícone à direita da barra de status é mostrado. Use um clique do botão direito do mouse neste ícone para abrir um menu de contexto com ações para exibir todos os elementos bloqueáveis na página Web, abrir este módulo do Configurações do Sistema e desativar o bloqueio para um site ou página temporariamente.

Um clique com o botão esquerdo do mouse mostra a janela com todos os elementos bloqueáveis na página Web aberta. A partir desta janela, você pode adicionar novos filtros diretamente sem abrir este módulo das Configurações do Sistema.