Capítulo 4. Trabalhando com cores

A caixa de cores

Caixa de cores

A caixa de cores possui três seções principais: a tabela de cores, a paleta de cores e o seletor de semelhança de cores.

A tabela de cores mostra a cor do primeiro plano atual com um quadrado sobre outro, que representa a cor do plano de fundo atual. Ao desenhar com o botão esquerdo do mouse, a cor do primeiro plano é usada e, ao desenhar com o botão direito do mouse, a cor do plano de fundo é usada (exceto para as Borrachas). Você poderá clicar na seta de duas pontas para trocar as cores.

A paleta de cores mostra uma seleção de cores onde você poderá escolher a cor a ser usada. A pirâmide translúcida representa a cor transparente. Clique com o botão esquerdo do mouse para definir a cor do primeiro plano e com o botão direito do mouse para definir a cor do plano de fundo. Você poderá também arrastar e soltar qualquer cor opaca nos quadrados da tabela de cores. Para editar uma cor na tabela ou na paleta de cores, faça duplo-clique nela. A ferramenta Seletor de cores permite-lhe selecionar uma cor da imagem.

A Semelhança de cores permite-lhe trabalhar de forma mais eficaz com as fotos e imagens pontilhadas, de maneira semelhante ao recurso Varinha mágica de outros programas de pintura. Ela aplica-se às seleções transparentes, assim como ao Preenchimento, à Borracha de cores e ao Corte automático / Remover borda interna. Faça duplo-clique no seletor de Semelhança de cores para escolher como as cores semelhantes poderão ser consideradas iguais. Ao usar as seleções no modo Transparente, todas as cores da seleção que sejam semelhantes às cores do plano de fundo, também ficarão transparentes.

A figura da esquerda mostra a imagem exemplo. As figuras à direita demonstram a utilização de um preenchimento com a opção de Semelhança de cores a 5%, 15% e 30%. Neste exemplo, com uma opção de Semelhança de cores com Coincidência exata, um preenchimento em (80, 100) só preencheria um pixel, uma vez que os pixels adjacentes não são idênticos. À medida que a Semelhança de cores vai aumentando, mais pixels que sejam semelhantes em cores serão considerados idênticos, e como consequência, o preenchimento se estende um pouco mais.