Reduzir as cores

Este recurso está acessível através do diálogo Mais efeitos.

Reduz o número de cores usado pela imagem ou seleção, com ou sem pontilhamento.

O pontilhamento normalmente apresenta melhores resultados na qualidade. Entretanto, você pode querer desativá-lo para efeitos artísticos; por exemplo, ao usar o Monocromático em vez do Monocromático (pontilhado) apresentará um efeito de silhueta.

Outra importante distinção é que, enquanto o Monocromático (pontilhado) irá sempre reduzir para preto-e-branco a imagem inteira ou a seleção, o Monocromático só fará isso se a imagem ou a seleção possuir mais de duas cores.

Dica

Para uma rápida imagem monocromática pontilhada, use o item Reduzir para monocromático (pontilhado) do menu Imagem ou do menu Seleção. O item Seleção somente é exibido na barra de menu se você usar uma das ferramentas de seleção. Adicionalmente você pode alcançar esta ação do menu de contexto aberto com um clique botão direito do mouse na área da imagem.

Nota

A alteração do número de cores efetuada aqui não terá efeito na profundidade de cor do formato do arquivo. Se você quiser alterar a profundidade de cor deverá selecioná-la nos diálogos de salvamento de arquivo. Lembre-se que, ao contrário, a alteração da profundidade de cor irá também alterar o número de cores.