Capítulo 5. Perguntas e respostas

5.1. Ajudem! O KMouseTool continua a deixar cliques indesejados por toda a tela!
5.2. O meu mouse prende quando o mexo. Eu posso ainda usar o KMouseTool?
5.3. O KMouseTool clica e nunca solta o botão. O que está acontecendo?
5.4. O KMouseTool move o cursor quando eu estou tentando digitar.
5.5. Estou tentando usar o arrastamento inteligente, mas não consigo usá-lo para editar texto.

5.1.

Ajudem! O KMouseTool continua a deixar cliques indesejados por toda a tela!

Quando você estiver usando o KMouseTool, você terá de aprender novos hábitos com o mouse.

Primeiro, tenha em mente onde é seguro clicar — clicar nas partes cinzentas das janelas ou em áreas que não correspondam a ligações nos navegadores da Internet não realizam nenhuma ação, assim você poderá deixar o mouse sossegado nessas zonas até que precise dele.

Segundo, você precisa saber onde vai clicar antes de mover o mouse. A maioria das vezes, quando sabe que vai usar o mouse, a maioria das pessoas pegam no mouse e começam a movê-lo aleatoriamente até que se decida onde quer clicar. Com o KMouseTool, você precisa primeiro saber onde vai clicar antes de mover o mouse. Também é uma boa ideia manter as suas mãos fora do mouse quando não estiver usando-o.

5.2.

O meu mouse prende quando o mexo. Eu posso ainda usar o KMouseTool?

Sim. Se o seu mouse prender, significa que você precisa de limpá-lo. Isto normalmente é fácil de fazer; o truque é limpar não só a bola do mouse, como os rolos onde a bola roda dentro do mouse.

Primeiro, você tem que remover a bola. O método para fazer isto varia de mouse para mouse, mas normalmente é simples de fazer se você olhar para a parte de baixo do mesmo.

Logo que você tenha removido a bola, você deverá ser capaz de ver os rolos dos lados do buraco que contém a bola. O pó e a sujeira dos mesmos podem ser retirados com uma lâmina ou com uma unha.

5.3.

O KMouseTool clica e nunca solta o botão. O que está acontecendo?

Em algumas situações raras, o sistema suspende o KMouseTool quando inicia um arrastamento. Se você estiver usando o arrastamento inteligente, isto significa que o KMouseTool não poderá terminar nunca o arrastamento, "soltando" para isso o botão.

Isto acontece quando você usa o KMouseTool com um gerenciador de janelas não-KDE e usa-o para mover uma janela.

A solução será clicar manualmente com o mouse; isto reinicia o KMouseTool e você poderá então continuar a trabalhar normalmente.

5.4.

O KMouseTool move o cursor quando eu estou tentando digitar.

Problema: Quando você está digitando texto, o KMouseTool continua a clicar o mouse e a mover o cursor de onde você está digitando.

Solução: Use o mouse para posicionar o cursor onde o deseja, mas se estiver pronto para digitar, coloque o cursor numa zona neutra da tela. Nesse caso, se o mouse começar a clicar, ou se ele se mexer alguns pixels, os cliques que ele der não terão importância. Os locais mais seguros para deixar o mouse incluem as áreas cinzentas à volta das barras de ferramentas e dos menus ou nas barras de título das janelas.

5.5.

Estou tentando usar o arrastamento inteligente, mas não consigo usá-lo para editar texto.

O arrastamento inteligente é uma funcionalidade avançada do KMouseTool, e leva algum tempo a habituar-se a ele. É bem possível usá-lo para selecionar texto, para cortar e para colar, e usá-lo para quase todas as situações onde você desejaria arrastar o mouse. Mas você poderá não conseguir fazer isso logo de primeira. Aqui estão algumas sugestões:

  • Não use o arrastamento inteligente enquanto você está aprendendo a usar o KMouseTool. Em vez disso, para selecionar o texto, clique num extremo do texto e mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica no outro extremo do texto.

  • Use o clique audível. Isto irá fazer um som de clique sempre que o KMouseTool clicar o mouse, e isso irá indicar-lhe quando o tempo de espera do Arrastamento Inteligente começa. Com alguma prática, você poderá usar o arrastamento inteligente sem o clique audível, mas exige de fato alguma prática.

  • Saiba onde vai clicar com o mouse antes de o começar a mover.