Etiquetas de texto

O Kig permite-lhe adicionar etiquetas de texto a uma construção. Isto é muito útil para mostrar os nomes, explicações ou textos auxiliares na sua construção. O Kig poderá também mostrar informações variáveis sobre os objetos (também conhecidas como propriedades).

Para iniciar a criação de uma legenda de texto, basta escolher o botão Rótulo de texto na barra de ferramentas do Kig ou selecionando ObjetosOutrosRótulo de texto da barra de menu.

A seguir, você terá que escolher uma localização para o rótulo de texto. Você poderá então escolher uma localização aleatória na tela ou optar por anexar o rótulo a outro objeto.

Anexando uma etiqueta a uma circunferência...

Você poderá agora acessar à janela da legenda de texto. Aqui, você poderá escrever o texto que deseja mostrar na nova legenda e clicar em Concluir. A legenda deverá agora estar presente no seu documento.

A janela de etiquetas de texto

O exemplo anterior foi simples e limitava-se apenas a texto. Contudo, existe também o suporte para mostrar informações variáveis sobre os objetos de uma legenda (por exemplo você poderá criar uma legenda que mostra o texto Este segmento tem %1 unidades de comprimento. em que o %1 seria dinamicamente substituído pelo tamanho de um determinado segmento).

Para fazer isso, insira um texto com o número de substituições ( %1, %2 etc.) nele. Quando terminar, clique no botão Próximo para continuar. Se você quiser alterar o texto ou as variáveis depois, poderá voltar atrás com a opção Anterior.

O assistente mostra agora o texto que introduziu com todas as substituições alteradas para algo do tipo argumento 1. A seleção do que deverá mostrar num determinado argumento é feita quando você, em primeiro lugar, clicar no argumento em questão. Clique então no objeto sobre o qual deseja mostrar informações, selecionando no fim um pedaço de informação no menu de contexto que aparece. No exemplo acima, você iria clicar no argumento 1, clicar no segmento correto da janela principal do Kig, e finalmente selecionar a propriedade Comprimento. Depois disso, você poderá preencher as variáveis restantes ou selecionar outra propriedade para uma das variáveis, se desejar alterá-la. Quando terminar, clique no botão Terminar para finalizar a criação da legenda de texto.

Selecionando uma propriedade para uma parte variável