Capítulo 6. Recursos do Kig

  • O Kig é um aplicativo de código aberto. Isto significa que você é livre para o usar e modificar da forma que o desejar. A distribuição do Kig está sujeita a algumas restrições, basicamente na medida em que todos deverão ter os mesmos direitos de usar o Kig, incluindo as suas modificações, tal como você e eu.

    Os programas considerados software livre são desenvolvidos com um espírito muito aberto e seus programadores são normalmente muito cooperativos com as sugestões dos usuários. Assim, se tiver alguma dúvida, queixa ou algo do gênero sobre o Kig, entre em contato na lista de discussão do kde-edu em .

  • O Kig é um aplicativo KPart, o que significa que você poderá incorporá-lo em qualquer outro programa do KDE. Se você abrir um arquivo .kig diretamente no Konqueror, ele poderá ser aberto diretamente na tela do Konqueror sem a necessidade de iniciar um aplicativo externo.

  • O trabalho com o Kig deverá ser relativamente simples. A criação de objetos é simples e interativa, com a apresentação de alguns resultados preliminares, etc. A mudança de posição, seleção e a criação deverão funcionar da forma que todos esperariam. O suporte para a anulação de ações deverá também ser bastante intuitivo.

  • O Kig suporta a definição de macros de uma forma relativamente simples. Estes objetos são apresentados ao usuário como objetos normais. Eles são gravados na saída e carregados na inicialização, por isso não são perdidos ao sair. No Gerenciador de Tipos, você poderá gerenciar estes objetos. Você poderá exportá-los como arquivos, importá-los a partir de arquivos ou removê-los.

  • O Kig grava os seus dados num formato XML simples.

  • O Kig suporta a criação de 'loci'.

  • O Kig permite-lhe exportar um arquivo do Kig para outros formatos interessantes, como imagens ou arquivos do XFig, LaTeX e arquivos vetoriais em SVG. Isto é bastante útil, uma vez que nem todos os programas suportam ainda o formato de arquivos do Kig.

  • O Kig tem um sistema de transformações bastante flexível.

  • O Kig pretende ser compatível com os seus concorrentes. É por isso que suporta o formato de arquivos do KGeo, do KSeg e, parcialmente, do Dr.Geo e do Cabri, assim como está planejado o suporte para outros formatos.