Capítulo 3. Encontrando seu caminho

Dicionário visual

Claus Christensen

T.C. Hollingsworth

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

O KDE Plasma™ Workspaces oferece diversos elementos gráficos da interface de usuário, normalmente chamados de widgets. Este guia irá apresentá-lo aos seus nomes e funções.

Imagem global

Janelas

Esta é a janela do KWrite, um editor de texto. Clique em parte da janela para aprender mais sobre ela.

  1. Menu da janela

  2. Barra de título

  3. Botões para minimizar, maximizar ou fechar a janela

  4. Barra de menus

  5. Barra de ferramentas

  6. Uma enorme Área de texto que funciona como o Widget central desta janela

  7. Uma Barra de rolagem vertical (existe também uma barra de rolagem horizontal abaixo da área de texto)

  8. Barra de status

Esta é outra janela com o gerenciador de arquivos Dolphin. Clique em parte da janela para aprender mais sobre a mesma.

  1. Um painel que contém uma lista de Locais no sistema

  2. Uma Área de seleção com o caminho da pasta apresentada

  3. Ícone de uma pasta

  4. Ícone de um arquivo

  5. Ícone realçado

  6. Menu de contexto que apresenta as ações que podem ser efetuadas em um arquivo

  7. Uma Barra deslizante que muda o tamanho dos Ícones apresentados

  8. Mais Painéis

Elementos da GUI

Esta imagem do painel Formato das Configurações do Sistema mostra alguns elementos da interface do usuário. Clique em parte da janela para aprender mais sobre a mesma.

  1. Uma Lista de ícones (o segundo item está selecionado)

  2. Uma Lista de seleção aberta

  3. Um item selecionado na Lista de seleção

  4. Mais alguns Botões

Esta imagem do painel Atalhos personalizados das Configurações do Sistema mostra mais alguns elementos da GUI.

Esta imagem do painel Aplicativos padrão das Configurações do Sistema mostra ainda mais elementos da GUI. Clique em parte da janela para aprender mais sobre ela.

Finalmente, esta imagem do painel Cores das Configurações do Sistema mostra cinco Abas

Widgets

NomeDescriçãoImagem
Widget centralA área principal do aplicativo em execução. Poderá ser o documento que você está editando em um processador de texto ou o tabuleiro de um jogo de xadrez, por exemplo.
BotãoPodem ser clicados com o botão esquerdo do mouse para efetuar uma ação.
Área de seleçãoMostra o caminho em um sistema hierárquico, como um sistema de arquivos. Clique em qualquer parte do caminho para subir na árvore para essa localização. Clique na seta à direita de parte do caminho para ir ao outro elemento filho desse caminho.
Caixa de verificaçãoPodem ser clicadas para selecionar ou desmarcar itens. São tipicamente usadas em uma lista com várias opções. Os itens selecionados mostram tipicamente uma marcação, enquanto que os itens não selecionados terão uma caixa vazia.
Seletor de coresPermite-lhe selecionar uma cor para vários fins, como a alteração da cor do texto. Para mais informações, consulte “Selecionando as cores”.
Caixa de seleçãoCombinação entre uma Lista de seleção e um Campo de texto. Você pode selecionar uma opção da lista ou escrever no campo de texto. Algumas caixas de seleção podem completar os itens de forma automática ou abrir uma lista com o conjunto de opções que correspondem ao que escreveu.
Menu de contextoDiversos elementos da interface de usuário do Plasma™ Workspace e do Applications contém um menu de contexto, o qual poderá ser aberto clicando em algo com o botão direito do mouse. Este menu contém opções e ações que afetam normalmente o elemento da interface do usuário sobre o qual clicou com o botão direito.
Caixa de diálogoUma pequena janela que aparece sobre uma janela maior do aplicativo. Poderá conter uma mensagem, aviso ou painel de configuração, entre outros.
Lista de seleçãoOferece uma lista de itens, na qual você poderá selecionar apenas um.
ÍconeUma representação gráfica de alguma coisa, como um arquivo ou ação. Tipicamente, mas nem sempre, têm também uma descrição em texto, seja abaixo ou à direita do ícone.
Lista de íconesFornece uma lista de itens, representados por um Ícone e uma descrição. Normalmente é usado no painel esquerdo dos painéis de configuração para permitir a seleção de vários tipos de categorias de configuração.
ListaEsta é uma lista de itens que tipicamente mostra vários itens para escolher. Para selecionar um grupo contíguo de itens, mantenha pressionada a tecla Shift e clique no primeiro e último itens. Para selecionar vários itens que não estejam seguidos, mantenha pressionada a tecla Ctrl e selecione os itens desejados.
MenuUma lista de seleções que efetuam normalmente uma ação, definem uma opção ou abrem uma janela. Estas poderão ser abertas a partir das barras de menus ou dos botões do menu.
Barra de menusLocaliza-se no topo de praticamente todas as janelas e oferecem acesso a todas as funções do aplicativo em execução. Para mais informações, consulte “Menus comuns”.
Botão do menuUm tipo especial de botão que abre um menu.
Painel ou Barra lateral ou Exibição de ferramentasLocaliza-se nas laterais ou abaixo do widget central e permitem-lhe efetuar diferentes tarefas em um aplicativo. Um editor de texto poderá apresentar uma lista com os documentos abertos, enquanto um processador de texto poderá selecionar uma imagem da galeria.
Barra de progressoUma pequena barra que indica que uma operação de longa duração está em execução. A barra poderá indicar que parte da operação foi concluída ou poderá simplesmente recuar e avançar para indicar que a operação está em andamento.
Botão de opçãoSão usados em uma lista de opções, permitindo apenas que uma das opções da lista esteja selecionada.
Barra de rolagemPermite-lhe navegar por um documento.
Barra deslizantePermite selecionar um valor numérico, movendo uma pequena barra na horizontal ou na vertical, ao longo de uma linha.
Campo incrementalIsto permite selecionar um valor numérico, usando ainda as setas para cima ou para baixo, do lado direito do campo, para aumentar ou diminuir o valor, respectivamente, ou ainda escrever o valor no campo de texto.
Barra de statusLocalizam-se na parte inferior de vários aplicativos e mostram informações sobre o que o aplicativo está fazendo. Por exemplo, um navegador Web poderá indicar o progresso do carregamento de uma página Web, enquanto um processador de texto poderá apresentar o número de palavras atual.
AbaAparecem no topo da área de uma janela e permitem que essa área da janela mude para uma variedade de seleções diferentes.
Área de textoPermite escrever uma grande quantidade de texto, normalmente várias linhas ou parágrafos. Ao contrário de um Campo de texto, se pressionar Enter irá resultar normalmente em uma quebra de linha.
Caixa de textoUm campo de texto em uma única linha que permite inserir uma pequena quantidade de texto. Tipicamente, se pressionar Enter irá efetuar a mesma ação que clicar no botão OK.
Barra de títuloLocaliza-se no topo de todas as janelas. Contém o nome do aplicativo e normalmente informações sobre o que o aplicativo está fazendo, como o título da página Web aberta em um navegador Web ou o nome do arquivo do documento aberto em um processador de texto.
Barra de ferramentasLocaliza-se perto do topo de muitos aplicativos, normalmente logo abaixo da barra de menus. Oferecem acesso a muitas funções comuns do aplicativo em execução, como Salvar ou Imprimir.
Exibição em árvoreUma exibição em árvore permite-lhe selecionar um item de uma lista hierárquica de opções. Uma seção ou categoria da árvore poderá não estar expandida, de forma que não irão aparecer opções abaixo dela e a seta do lado esquerdo do título irá apontar para a direita em direção ao título. Poderá também ser expandida, fazendo aparecer diversas opções abaixo dela e a seta à esquerda do título estará apontando para baixo, em direção às opções. Para expandir uma parte da árvore, clique na seta à esquerda do título da seção que deseja expandir, clique duas vezes sobre o título ou selecione o título usando as teclas de direção do seu teclado e pressione a tecla Enter ou +. Para minimizar uma parte da árvore, você também poderá clicar na seta, clicar duas vezes sobre o título ou ainda pressionar as teclas Enter ou -.