Capítulo 2. Instalando o KDE Workspace e Applications

Você pode instalar o KDE Workspace e Applications em uma grande variedade de plataformas, de smartphones e tablets a computadores com Microsoft® Windows®, Mac® OS, UNIX®, BSD™ ou Linux®. Os pacotes binários estão disponíveis para diferentes plataformas e distribuições, mas ele pode ser compilado por usuários avançados a partir do código-fonte.

Instalando pacotes

Centenas de desenvolvedores em todo o mundo têm trabalhado muito para simplificar a instalação do KDE em uma grande variedade de dispositivos e plataformas.

Linux®

Praticamente todas as distribuições de Linux® fornecem pacotes binários de aplicativos individuais e do KDE Plasma™ Workspaces como um todo.

Para instalar um aplicativo individual, procure por seu nome na coleção de pacotes da sua distribuição. Para instalar um dos KDE Plasma™ Workspaces, como o KDE Plasma™ Desktop, procure por um meta-pacote ou grupo de pacotes, normalmente chamado de kde-desktop.

Nota

Alguns aplicativos base podem ser instalados em conjunto com outros, em um pacote que usa um nome combinado com o fornecido pelo KDE. Por exemplo, o Dolphin pode ser encontrado no pacote kde-baseapps.

Se tiver problemas em localizar os pacotes do KDE para sua distribuição, entre em contato com o serviço de suporte dessa distribuição. Muitas distribuições possuem uma equipe dedicada ao empacotamento do KDE, que também pode dar assistência específica.

Microsoft® Windows®

A KDE on Windows Initiative (em português, Iniciativa KDE no Windows) fornece pacotes binários do KDE Applications para o Microsoft® Windows®. Ela também fornece um instalador especial, que permite-lhe instalar aplicativos individuais ou grupos de aplicativos, e também todas as dependências necessárias, sem qualquer complicação.

Para obter mais informações sobre a iniciativa e baixar o instalador, visite a página KDE on Windows Initiative (em inglês).

Mac® OS

Os aplicativos individuais do KDE podem ser instalados por meio de diferentes sistemas de ports disponíveis para o Mac® OS. Diversos aplicativos do KDE também possuem seus próprios pacotes binários para o Mac® OS.

Para obter mais informações, visite a página KDE no Mac® OSX (em inglês).

BSD

A maioria das distribuições de BSD™ permite instalar os aplicativos do KDE e o KDE Plasma™ Workspaces como um todo, por meio dos seu sistema ports.

Para obter mais informações sobre a instalação do ports, consulte a documentação da sua distribuição BSD™.

Dispositivos móveis

O Plasma™ Active é uma iniciativa excelente para trazer uma nova experiência do KDE para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Versões binárias são fornecidas para diversos dispositivos diferentes.

Para obter mais informações, visite a página do Plasma™ Active.

Mídias Live

Diversas distribuições Linux® e BSD™ oferecem mídias Live. Essas mídias permitem-lhe experimentar o KDE Plasma™ Workspaces, sem instalar nada em seu sistema. Tudo o que precisa fazer é inserir um CD ou dispositivo USB e iniciar o computador a partir dessa mídia. Se gostar da experiência, poderá instalar no seu disco rígido usando a opção existente na própria mídia.

Existe uma lista de distribuições que oferecem o KDE Workspace and Applications em uma mídia Live na página Web do KDE.

Compilando a partir do código-fonte

Para obter informações detalhadas sobre como compilar e instalar o KDE Workspace e Applications, leia a página KDE TechBase.

Uma vez que os programas do KDE usam o cmake, você não deverá ter problemas ao compilá-lo. Caso apresente algum problema, por favor, relate-o nas listas de discussão do KDE.

A ferramenta recomendada para compilar os Frameworks, Plasma™ Workspace 5 e Applications é o kdesrc-build