Selecionando as cores

T.C. Hollingsworth

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

O seletor de cores aparece em diversos aplicativos do KDE, sempre que precisar selecionar uma cor. Ele permite que você selecione uma cor a partir de uma paleta com várias cores predefinidas ou crie sua própria cor quando desejar uma cor específica.

O seletor do cores.

Selecionando uma cor nas Configurações do Sistema.

Usando paletas

Uma paleta é um conjunto de cores predefinidas. Você pode encontrá-la no lado direito da janela do seletor de cores.

Para selecionar uma cor a partir de uma paleta, basta clicar na cor desejada. A cor será exibida abaixo da paleta, ao lado do seu código HTML em hexadecimal e do seu nome, se tiver um.

Para alternar entre elas, use a lista de opções existente acima da paleta de cores. A maioria das paletas exibirão uma grade com as cores, exceto para as Cores com nome, que permite que você selecione a partir de uma lista de nomes. Outras paletas especias incluem * Cores recentes *, que exibirão as cores que você tenha selecionado recentemente, e * Cores personalizadas *, que exibirá as cores personalizadas que tiver salvo. Para mais informações sobre a configuração de cores personalizadas, veja “Salvando cores personalizadas”

Criando cores

O seletor de cores permite-lhe criar suas próprias cores. Existem diversas maneiras de fazer isso:

Usando a grade

O lado esquerdo do seletor de cores contém uma caixa grande e uma mais fina imediatamente à sua direita. Você pode usar a caixa da esquerda para selecionar a Matiz e a Saturação da cor desejada, com base no guia visual fornecido na caixa. A barra da direita ajusta o Valor. Ajuste estes controles para selecionar a cor desejada, que é exibida no canto inferior direito da janela.

Para mais informações sobre Matiz, Saturação e Valor, veja “Matiz/Saturação/Valor”

Usando o conta-gotas

A ferramenta de conta-gotas permite-lhe selecionar uma cor a partir da sua tela. Para usá-la, selecione o botão do conta-gotas à direita do botão Adicionar às cores personalizadas e, então, clique em qualquer ponto da sua tela para selecionar uma cor.

Matiz/Saturação/Valor

O canto inferior esquerdo da tela permite que você defina manualmente as coordenadas da cor desejada no espaço de cores de Matiz/Saturação/Valor (do inglês, HSV). Para mais informações sobre isto, leia o artigo sobre HSL e HSV na Wikipédia.

Esses valores também são atualizados ao selecionar uma cor por outros métodos, assim eles sempre representam de maneira precisa a cor selecionada no momento.

Vermelho/Verde/Azul

O canto inferior esquerdo da tela também permite-lhe inserir manualmente as coordenadas da cor desejada no modelo de cores Vermelho/Verde/Azul (do inglês, RGB). Para mais informações sobre isto, leia o artigo sobre modelo de cor RGB na Wikipédia.

Esses valores também são atualizados ao selecionar uma cor por outros métodos, assim eles sempre representam de maneira precisa a cor selecionada no momento.

Código HTML em hexadecimal

Você pode inserir o código HTML em hexadecimal que representa a cor no canto inferior direito da tela. Para mais informações sobre isto, leia o artigo sobre cores da Web na Wikipédia.

Esse valor também é atualizado quando uma cor é selecionada por outros métodos, assim ele sempre representa de maneira precisa a cor selecionada no momento.

Salvando cores personalizadas

Após selecionar uma cor, você pode salvá-la na paleta de cores personalizadas de modo que possa encontrá-la mais tarde. Para fazer isso, clique no botão Adicionar às cores personalizadas. Você pode então encontrá-la selecionando a paleta * Cores personalizadas * na lista de opções existente no canto superior direito da tela. Para mais informações sobre o uso de paletas, leia “Usando paletas”.