Gama do monitor

Michael v.Ostheim

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão Plasma 5.4 (31/07/2015)

Introdução

Este módulo é uma ferramenta para correção do gama do monitor. Com uma configuração apropriada do gama, o conteúdo exibido (páginas Web, imagens, etc.) aparecerá no seu monitor da mesma maneira que em outros monitores.

Ele permite-lhe alterar a correção do gama do seu monitor no X-Server. Mas isso não é tudo. Para obter bons resultados, você terá de definir o brilho, contraste e balanceamento de cores corretos no seu monitor. Isto pode ser complicado e você poderá ter que repetir cada passo várias vezes. Para obter resultados perfeitos, você precisa de um hardware muito bom (e caro).

Use os quatro controles deslizantes para definir a correção do gama como um valor único ou separadamente, para os componentes vermelho, verde e azul. A configuração padrão do X-Server para o gama é de 1.00 (Mac® 1.80, WinXX 2.20). As imagens de teste ajudam-no a encontrar a melhor configuração.

Para armazenar a configuração do gama no sistema, habilite a opção Salvar a configuração no sistema. A configuração do sistema será restaurada na próxima vez que o X-Server inicializar. Você precisará de acesso como superusuário para usar esta opção. Use isto se quiser corrigir a configuração do gama para todos os usuários e ambientes gráficos desta máquina.

Para armazenar a definição do gama na sua configuração pessoal do Plasma™, não habilite esta opção. A configuração do usuário será restaurada na próxima inicialização do Plasma™ e substituirá temporariamente a configuração do gama do sistema. A configuração do sistema não é removida e será restaurada na próxima inicialização do X-Server.

Em sistemas com múltiplas telas, selecione aquela que deseja alterar na caixa de combinação. Isto também funcionará se o Xinerama estiver habilitado. Se quiser configurar todas as telas com os mesmos valores do gama, habilite a opção Sincronizar telas. Em sistemas com apenas uma tela, esta opção não surtirá efeito.