Capítulo 3. Regras, estratégias e dicas do jogo

O tabuleiro está separado em diversas regiões.

O tabuleiro do jogo é construído com base em campos de 7x6 que serão preenchidos de baixo para cima. Os campos são marcados com a cor do jogador que efetua a jogada atual. No topo de cada coluna aparece uma seta colorida que mostra onde a última peça foi colocada.

A área de estado mostra qual jogador é controlado pelo seu dispositivo respectivo. Um jogador local poderá indicar as jogadas com o teclado ou o mouse, um jogador remoto aparece como uma rede e, finalmente, um computador significa que terá um computador controlando o jogador. A área de estado mostra os nomes dos jogadores e o nível do adversário-computador. Além disso, aparece o número de jogos ganhos, perdidos, empatados e interrompidos para ambos os jogadores. O jogador que joga a seguir é indicado pelo nome realçado do jogador.

A barra de estado, no fundo do tela, mostra o estado do jogo e qual o próximo jogador a jogar.

Conexões remotas

É possível jogar numa conexão em rede com outro computador. Um dos computadores irá atuar como o servidor de jogos. Ele poderá determinar quem jogará com que cor. Você pode configurar as opções de rede no menu JogoConfiguração da Rede.... No menu JogoConversa em Rede..., também poderá encontrar uma janela de conversação que lhe permitirá falar com o seu amigo.

Ao criar uma conexão de rede, é necessário indicar uma máquina remota e uma porta. Normalmente, a porta não precisa ser alterada, mas se souber o que está fazendo, poderá substituí-la por outro número, que deverá ser igual para ambos os jogadores. O nome da máquina deve ser o nome da máquina remota à qual você irá se conectar. Apenas o cliente da conexão precisará inserir esse nome. É razoável que o jogador que se encontre por trás de um firewall opte por ser o cliente, uma vez que o firewall pode não aceitar conexões externas.