Opções de Formatação

Contidas numa caixa, na parte central esquerda do Kfloppy o usuário vai encontrar um conjunto de cinco opções de formatação. As primeiras duas são um par de botões de opção.

Nota

Este termo (botões de opção) indica um conjunto de opções entre as quais apenas uma pode ser selecionada - da mesma maneira que só podemos ter sintonizada uma estação no rádio de um carro.

As duas últimas opções servem para rotular o disquete. Todas estão explicadas abaixo:

Método de Formatação

O Kfloppy pode formatar um disquete de duas maneiras:

Formatação Rápida

Isto simplesmente coloca o novo sistema de arquivos no disco.

Atenção

Todos os dados no disco serão perdidos, mesmo que os dados em si não sejam apagados.

Limpar com zeros e formatação rápida

Esta formatação coloca primeiro zeros no disco e depois cria o novo sistema de arquivos.

Atenção

Todos os dados no disco serão removidos.

Formatação Completa

Uma formatação completa faz uma realocação das trilhas e setores, introduz o sistema de arquivos selecionado no disquete, e em seguida,verifica a formatação, bloqueando todos os setores danificados que encontrar.

Atenção

Todos os dados no disco serão removidos.

Verificar Integridade

Isto diz ao Kfloppy para verificar se a formatação do disquete foi feita corretamente. Isto permite que setores danificados sejam identificados.

Nota

Se forem encontrados setores ruins durante a fase de verificação de uma formatação completa, a formatação é interrompida e o sistema de arquivos não é gravado!

Rótulo do Volume

As duas últimas funcionalidades permitem ao usuário adicionar (ou alterar) um rotulo ao disquete. Se a opção Rótulo do volume: estiver selecionada, então o usuário pode inserir o nome para o disquete que vai ser formatado no campo de texto localizado imediatamente abaixo. Quando o disquete estiver formatado o rótulo é escrito.

Nota

Devido a uma limitação no sistema de arquivos do DOS, o rótulo não pode ter mais de 11 caracteres. Por simplificação, o Kfloppy assume que esse limite se aplica a todos os sistemas de arquivos.

Nota

O sistema de arquivos Minix™ não pode ter qualquer rótulo de volume. Nesse caso, o Kfloppy irá ignorar o rótulo do volume.