Modos e conjuntos de trabalho

Se você tiver chegado até aqui, dê uma olhada na parte superior direita da janela principal do KDevelop. Como aparece na imagem, irá reparar que existem três modos possíveis para o KDevelop: Código (o modo que discutimos no capítulo anterior ao lidar com o código-fonte), Depuração (veja como Depurar os programas) e Revisão (veja como Lidar com sistemas de controle de versões).

Cada modo tem o seu próprio conjunto de ferramentas espalhadas em torno da janela principal, e cada modo também tem um conjunto de trabalho dos arquivos e documentos abertos no momento. Além disso, cada um destes conjuntos de trabalho está associado com uma sessão atual, isto é temos a mesma relação apresentada acima. Lembre-se que os arquivos no conjunto de trabalho vêm da mesma sessão, mas poderão vir de diferentes projetos que façam parte da mesma sessão.

Se você abrir o KDevelop da primeira vez, o conjunto de trabalho está vazio — não existem arquivos abertos. Porém, à medida que você abre os arquivos para edição (ou depuração ou revisão nos outros modos), o seu conjunto de trabalho vai crescendo. O fato de o seu conjunto de trabalho não estar vazio é indicado através de um símbolo na página, como demonstrado abaixo. Irá reparar que, sempre que fechar o KDevelop e reiniciá-lo, o conjunto de trabalho é salvo e restaurado, isto é irá obter o mesmo conjunto de arquivos abertos.

Se você passar o seu mouse sobre o símbolo do conjunto de trabalho, irá obter uma dica que lhe mostra os arquivos que estão abertos no momento neste conjunto de trabalho (aqui: os arquivos passo-32.cc e passo-1.cc). Se clicar no sinal de somar vermelho, irá fechar a página do arquivo correspondente. Talvez ainda mais importante, se clicar no botão com o nome correspondente, irá fechar todo o conjunto de trabalho de uma vez (isto é fechar todos os arquivos abertos no momento). O ponto importante sobre o fechamento do conjunto de trabalho, contudo, é que não só fecham todos os arquivos, como também salva o conjunto e abre um novo, totalmente vazio. Você poderá ver isto aqui:

Repare nos dois símbolos à esquerda das páginas dos três modos (o coração e o símbolo não-identificado à sua esquerda). Cada um destes dois símbolos representa um conjunto de trabalho salvo, além do conjunto aberto no momento. Se passar o seu mouse sobre o símbolo do coração, irá obter algo como isto:

Isto mostra-lhe que o conjunto de trabalho correspondente contém dois arquivos e os seus nomes de projetos correspondentes: Makefile e alteracoes.h. Se clicar em Carregar, irá fechar e salvar o conjunto de trabalho atual (que aparece aqui com os arquivos tria.h e tria.cc abertos) e irá abrir o conjunto selecionado. Você poderá também excluir de forma permanente um conjunto de trabalho, o qual o irá remover da lista de conjuntos de trabalho salvos.