Capítulo 5. Compilar os projetos com Makefiles personalizados

Muitos projetos descrevem como os arquivos de código devem ser compilados (e quais os arquivos que terão que ser recompilados assim que um arquivo de código ou de inclusão mudar), usando os arquivos Makefile que são interpretados pelo programa make (veja, por exemplo, o 'make' da GNU). Para os projetos simples, é normalmente muito simples configurar um destes arquivos manualmente. Os projetos maiores normalmente integram os seus arquivos Makefile com as 'autotools' da GNU (autoconf, autoheader, automake). Nesta seção, iremos assumir que você tem um Makefile para o seu projeto e quer indicar ao KDevelop como interagir com ele.

Nota

O KDevelop 4.x não tem nenhum suporte às 'autotools' da GNU no momento em que esta seção foi escrita. Se o seu projeto as usar, terá que rodar o ./configure ou qualquer um dos outros comandos relacionados à mão, numa linha de comando. Se quiser fazer isto dentro do KDevelop, abra a ferramenta do Konsole (se necessário, adicione-a ao perímetro da janela principal, usando a opção JanelasAdicionar uma área de ferramentas) que lhe dará uma janela com linha de comando e poderá então executar o ./configure a partir da linha de comando nesta janela.

O primeiro passo é indicar ao KDevelop quais são os alvos nos seus arquivos Makefile. Existem duas formas de selecionar os alvos do Makefile individualmente e escolher uma lista dos que deseja compilar com mais frequência. Em ambas as abordagens, abra a ferramenta de Projetos, clicando no botão de Projetos no perímetro da janela principal do KDevelop (se não tiver este botão, veja como adicionar um botão destes aí). A janela da ferramenta de Projetos tem duas partes: a metade superior — chamada Projetos — apresenta todos os seus projetos e permite-lhe expandir as árvores de pastas subjacentes. A metade inferior — chamada Seleção dos projetos — apresenta um subconjunto desses projetos que serão compilados ao escolher o item do menu ProjetoCompilar a seleção ou pressionar F8; voltaremos a esta parte mais adiante.

Compilar os alvos individuais do Makefile

Na parte superior da área do projeto, expanda a subárvore de um projeto, por exemplo o projeto onde deseja executar um alvo em particular do Makefile. Isto fornecerá ícones para (i) as pastas sob este projeto, (ii) os arquivos na pasta de topo deste projeto, (iii) os alvos do Makefile que o KDevelop consegue identificar. Estas categorias aparecem na imagem à direita. Lembre-se de que o KDevelop compreende a sintaxe do Makefile até um certo ponto e, como tal, consegue apresentar-lhe os alvos definidos nesse Makefile (ainda que esta compreensão possa ter os seus limites, caso os alvos sejam compostos ou implícitos).

Para compilar qualquer um dos alvos aqui apresentados, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Compilar. Por exemplo, se fizer isto com o alvo clean (limpar), irá simplesmente executar o comando make clean. Você poderá ver isto acontecendo na subjanela Compilação que aparece, mostrando-lhe o comando e o seu resultado. (Esta janela corresponde à ferramenta para Compilar, assim você poderá fechar e voltar a abrir a janela com o botão de ferramentas Compilar no perímetro da janela principal. Este aparece na parte inferior direita da imagem.)