Capítulo 1. Introdução

Uma breve introdução ao kdesrc-build

O que é o kdesrc-build?

O kdesrc-build é um script que ajuda os usuários a instalar programas do KDE a partir dos seus repositórios de código do Subversion e do Git.

Além de simplesmente instalar aplicações do KDE, o programa também pode ser usado para atualizar os programas do KDE instalados. Isto permite mantê-lo atualizado em relação ao desenvolvimento do KDE.

O programa kdesrc-build pode ser usado para manter um módulo individual único ou um ambiente de trabalho completo do KDE, dependendo de como estiver configurado.

O funcionamento do kdesrc-build em resumo

O kdesrc-build funciona intencionalmente com as mesmas ferramentas que estão disponíveis para o usuário pela linha de comando. Quando o kdesrc-build é executado, é seguida a sequência abaixo:

  1. O kdesrc-build usa uma linha de comando e um arquivo de configuração para controlar os módulos que são compilados, onde são instalados, etc.

  2. O kdesrc-build executa uma atualização de código para cada módulo. A atualização prossegue até que todos os módulos tenham sido atualizados. Os módulos que não consigam ser atualizados normalmente não interrompem o processo – você será notificado no fim sobre quais os módulos não foram atualizados.