Capítulo 3. Como usar o Spectacle

Assim que o Spectacle iniciar será apresentada uma janela como esta:

Janela principal do Spectacle

O Spectacle captura uma imagem de toda a sua área de trabalho imediatamente após ter sido iniciado, mas antes de aparecer na tela. Isso permite-lhe criar rapidamente imagens da tela inteira.

A imagem capturada pelo Spectacle é apresentada na janela de visualização que aparece no lado esquerdo da janela do aplicativo.

Para salvar a imagem rapidamente e sair do Spectacle, clique no botão Salvar e sair (Ctrl+Q). Por padrão, a imagem será salva em um arquivo no formato PNG, na sua pasta de imagens padrão e fechar o aplicativo. A pasta e o nome de arquivo padrão poderão ser configurados, como descrito mais adiante.

A imagem pode ser salva se clicar na seta que exite no botão Salvar e sair e depois na opção Salvar como... (Ctrl+Shift+S). Será aberta a janela padrão para salvar arquivos no KDE, para que possa escolher o nome do arquivo, a localização da pasta e o formato que escolher para sua imagem. O nome indicado para o arquivo poderá, inclusive, ter o nome de uma imagem salva anteriormente. Também é possível selecionar a opção Salvar... (Ctrl+S), que irá salvar a imagem com o nome e na pasta definidos como padrão.

Capturar uma imagem

Para descartar a imagem atual e obter outra, clique no botão Capturar uma nova imagem (Ctrl+N).

Pode-se configurar determinadas opções no lado direito da janela do aplicativo, antes de capturar uma nova imagem. Essas opções permitem-lhe selecionar a área da tela que será capturada, definir um tempo de espera até a captura da imagem e configurar se o ponteiro do mouse e/ou as decorações da janela deverão ser capturadas em conjunto com a imagem.

Modo de captura

A configuração do modo de captura permite-lhe definir a área da tela que deverá ser capturada e se deve existir um tempo de espera entre clicar no botão Capturar uma nova imagem (Ctrl+N) e efetuar a captura da imagem. Também poderá ativar a opção Ao clicar, que irá desativar a função de atraso e efetuar a captura da imagem após o clique em algum local da tela. Nesse caso, é necessário primeiro clicar no botão Capturar uma nova imagem (Ctrl+N).

A lista da Área permite-lhe definir a área da tela que deverá ser capturada. Existem cinco opções para escolher, como descrito em baixo.

  • A opção Tela inteira (todos os monitores) captura uma imagem da sua área de trabalho completa, incluindo todas as saídas e monitores, projetores, etc.

  • A opção Tela atual captura uma imagem da saída na qual o ponteiro do mouse estiver posicionado.

  • A opção Janela ativa captura uma imagem da janela que estiver em primeiro plano. Pode ser uma boa opção inserir um tempo de espera neste modo, de forma a garantir o tempo necessário para selecionar e ativar uma janela antes de capturar a imagem.

  • A opção Janela sob o cursor captura uma imagem da janela que estiver sob o ponteiro do mouse. Se o ponteiro estiver sobre um menu, o Spectacle tenta capturar a imagem do menu, assim como da sua janela-mãe.

    Embora isso funcione na maioria das vezes, em algumas poderá não conseguir obter informações sobre a janela-mãe. Nesse caso, o Spectacle retorna à forma tradicional de captura automática de imagem, capturando apenas uma imagem do menu. Também é possível forçar essa forma tradicional de captura de imagem, assinalando a opção Capturar apenas a mensagem atual nas Opções de conteúdo

  • A opção Região retangular permite-lhe selecionar uma região retangular da sua área de trabalho com o seu mouse. Essa região poderá estar espalhada por saídas diferentes.

    Este modo não captura uma imagem imediatamente, mas permite-lhe desenhar um retângulo na sua tela, que poderá ser movido e dimensionado conforme a necessidade. Assim que o retângulo da seleção desejada for desenhado, se usar o clique duplo sobre qualquer ponto da tela ou pressionar a tecla Enter no teclado, irá capturar a imagem.

O campo incremental Atraso permite-lhe definir o tempo de espera entre clicar no botão Capturar uma nova imagem (Ctrl+N) e a captura da imagem. Esse tempo pode ser ajustado com incrementos de 0,1 segundo (100 milissegundos).

Se ativar a opção Ao clicar irá substituir o atraso. Quando a opção estiver assinalada, ao clicar no botão Capturar uma nova imagem (Ctrl+N), a janela do Spectacle se ocultará o cursor do mouse será alterado para uma forma de mira. A imagem será capturada ao clicar com o botão esquerdo do mouse ou, se clicar qualquer outro botão, a ação será cancelada. Lembre-se de que não poderá interagir com o ambiente de trabalho com o mouse enquanto o ponteiro estiver em forma de mira, mas poderá usar o teclado.

Opções de conteúdo

A configuração das opções de conteúdo permite-lhe selecionar se o ponteiro do mouse deverá ser incluído nas imagens capturadas e se deseja incluir as decorações da janela em conjunto com a imagem da janela de um aplicativo. No modo Janela sob o cursor, também é possível selecionar se o Spectacle deve apenas capturar a imagem do menu que estiver visível sob o cursor ou incluir a janela-mãe.

  • Se ativar a opção Incluir ponteiro do mouse, a imagem do ponteiro do mouse irá integrar a imagem capturada.

  • A opção Incluir as bordas e a barra de título da janela só ficará ativa quando o modo Janela ativa ou o Janela sob o cursor estiver selecionado na lista da Área de captura. Se assinalar esta opção, as bordas e a decoração da janela serão incluídas na imagem capturada, enquanto que desmarcá-la irá gerar uma imagem apenas do conteúdo da janela.

  • A opção Capturar apenas a mensagem atual só fica ativa quando o modo Janela sob o cursor estiver selecionado na lista da Área. Assinalar esta opção irá capturar apenas o menu que estiver sob o cursor, sem sua janela-mãe.