Capítulo 2. Usando o KTurtle

Janela principal do KTurtle

A janela principal do KTurtle possui três componentes principais: o editor (1) à esquerda, onde você digita os comandos de TurtleScript; a área de desenho (2) à direita, onde a tartaruga faz o seu desenho; e o inspetor (3) que lhe dá informações sobre as variáveis durante a execução do programa. Além dos componentes você pode encontrar a barra de menus (5) onde todas as ações podem ser acessadas; a barra de ferramentas (4) que permite-lhe selecionar rapidamente as ações mais utilizadas; o Console, que você poderá usar para inserir um comando numa única linha para teste; e a barra de status (na parte inferior da janela) onde você encontrará alguma informação sobre o estado do KTurtle.

O editor

No editor, você poderá digitar os comandos de TurtleScript. A maioria das suas funcionalidades são encontradas no menu Editar e Arquivo. O editor pode ser acoplado a qualquer um dos lados da janela principal ou poderá ser destacado e colocado em qualquer local da sua tela.

Você tem várias formas de obter algum código no editor. A forma mais fácil é usar um exemplo já feito. Você escolhe o ArquivoExemplos no menu Arquivo, onde poderá clicar em um arquivo. O arquivo que escolher será aberto no editor, e você poderá ir então usar o ExecutarExecutar no menu, ou Executar na barra de ferramentas, para rodar o código se desejar.

Você poderá abrir os arquivos de TurtleScript selecionandoArquivoAbrir....

A terceira forma é digitar diretamente o seu código no editor ou copiar/colar algum código.