Capítulo 1. Introdução

O KTurtle é um ambiente educativo de programação que usa o TurtleScript, uma linguagem de programação vagamente baseada e inspirada pelo Logo. O objetivo do KTurtle é fazer a programação tão fácil e acessível quanto possível. Isto torna o KTurtle adequado para ensinar às crianças as bases da Matemática, Geometria e... programação. Uma das características principais do TurtleScript é a habilidade de traduzir os comandos no idioma do programador.

O KTurtle tem o nome com base na tartaruga que desempenha um papel central no ambiente de programação. O usuário programa a tartaruga, usando os comandos do TurtleScript, para desenhar uma imagem na área de desenho.

O que é o TurtleScript?

A TurtleScript, a linguagem de programação usada no KTurtle, é inspirada por alguns dos conceitos fundamentais da família de linguagens de programação Logo. A primeira versão da linguagem de programação Logo foi criada por Seymour Papert do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT em 1967 como uma alternativa à linguagem de programação LISP. Desde então, foram lançadas várias versões do Logo. Em 1980, o Logo foi ganhando adeptos, com versões para o MSX, Commodore, Atari e sistemas IBM PC. Estas versões eram principalmente para fins educativos. O MIT ainda mantém um site sobre Logo; que poder ser acessado em página do Logo contendo uma lista de diversas implementações populares da linguagem.

O TurtleScript compartilha uma funcionalidade que é encontrada em muitas outras implementações do Logo: a capacidade de traduzir os comandos, de modo a adequar-se à língua nativa do aluno. Esta funcionalidade permite simplificar aos alunos que tenham pouco ou nenhum conhecimento de Inglês para começarem a aprender. Além desta funcionalidade, o KTurtle tem muitas outras funcionalidades que permitem facilitar aos alunos a experiência inicial com a programação.