Capítulo 5. Glossário

Neste capítulo, você irá obter uma explicação para a maioria das palavras pouco comuns que são usadas no manual.

graus

Os graus são uma unidade para medir ângulos. Uma volta completa corresponde a 360 graus, uma meia-volta corresponde a 180 graus e um quarto de volta a 90 graus. Os comandos paraesquerda, paradireita e direção necessitam de um parâmetro em graus.

parâmetros e resultado dos comandos

Alguns comandos recebem parâmetros, outros devolvem resultados, outros fazem ambas as coisas e finalmente existem outros que não fazem nenhuma delas.

Alguns exemplos de comandos que só recebem parâmetros são:

parafrente 50
cordolápis 255,0,0
mostre "Olá!"

O comando parafrente recebe o 50 como parâmetro, porque o parafrente precisa deste parâmetro para saber quantos pontos deverá andar em frente. O cordolápis recebe um parâmetro e o mostre recebe uma cadeia de caracteres como parâmetro. Lembre-se que o parâmetro também poderá ser um recipiente. O próximo exemplo ilustra isto:

$x = 50
mostre $x
parafrente 50
$txt = "Olá!"
mostre $txt

Agora alguns exemplos de comandos que devolvem resultados:

$x = perguntar "Por favor, digite algo e pressione OK... obrigado!"
$r = aleatório 1,100

O comando perguntar recebe um texto como parâmetro e devolve o número ou o texto que é introduzido. Como poderá ver, o resultado do perguntar é guardado no recipiente x. O comando aleatório também devolve um resultado. Neste caso, devolve um número entre 1 e 100. O resultado do aleatório é de novo guardado num recipiente, chamado r. Lembre-se que os recipientes x e r não são usados no código do exemplo acima.

Também existem alguns comandos que não precisam de parâmetros nem devolvem nada. Alguns exemplos:

limpetela
usenada

realce intuitivo

Este é um recurso do KTurtle que torna a codificação ainda mais simples. Com o realce intuitivo, o código que você escrever ganha uma cor que indica qual tipo de código é. Na próxima lista, você irá encontrar os diferentes tipos de código e a cor que obtém no editor de código.

Tabela 5.1. Os diferentes tipos de código e a sua cor de realce

comandos normaisazul escuroOs comandos normais estão descritos aqui.
comandos de controle da execuçãopreto (negrito)Estes comandos especiais controlam a execução; você poderá ler mais sobre eles aqui.
comentárioscinzaAs linhas que estão comentadas começam por caracteres de comentário (#); estas linhas são ignoradas quando o código é executado. Os comentários permitem ao programador explicar um pouco do seu código ou podem ser usadas para evitar temporariamente que um pedaço de código seja executado.
chaves {, }verde escuro (negrito)As chaves são usadas para agrupar pedaços de código. As chaves são usadas geralmente com os controladores de execução.
o comando aprendaverde claro (negrito)O comando aprenda é usado para criar comandos novos.
textovermelhoTambém não há muito a dizer sobre o texto nas cadeias de caracteres, a não ser que começam e terminam com aspas (").
númerosvermelho escuroNúmeros, bem não temos muita coisa para falar sobre eles.
valores booleanosvermelho escuroExistem exatamente dois valores booleanos: verdadeiro e falso.
variáveispúrpuraComeça com um '$' e poderá conter números, textos ou valores booleanos.
operadores matemáticoscinzaEstes são os operadores matemáticos: +, -, *, / e ^.
operadores de comparaçãoazul claro (negrito)Estes são os operadores de comparação: ==, !=, <, >, <= e >=.
operadores booleanosrosa (negrito)Estes são os operadores booleanos: e, ou e não.
texto normalpreto 


pontos

Um ponto é um ponto na tela. Se você olhar muito de perto para o que vê na tela do seu monitor, irá constatar que ela usa pontos. Todas as imagens da tela são criadas com estes pontos. Um ponto é a menor coisa que poderá ser desenhada na tela.

Existem vários comandos que precisam de números como parâmetros, e são: o parafrente, paratrás, vápara, váparax, váparay, tamanhodatela e o larguradolápis.

Nas versões anteriores do KTurtle, a área de desenho era uma imagem rasterizada; agora, nas versões mais recentes, é um desenho vetorial. Isto significa que a área de desenho poderá ser ampliada ou reduzida, porém, um ponto na área de desenho pode não corresponder a um ponto na tela.

Combinações de RGB (códigos de cores)

As combinações de RGB são usadas para descrever cores. O R vem de red (vermelho), o G de green (verde) e o B de blue (azul). Um exemplo de uma combinação RGB é o 255,0,0, onde o valor da componente vermelha é 255 e as outras são 0, o que resulta num tom claro de vermelho. Cada valor de uma combinação RGB terá que estar no intervalo entre 0 e 255. Aqui está uma lista com as cores mais usadas:

Tabela 5.2. Combinações RGB mais usadas

0,0,0preto
255,255,255branco
255,0,0vermelho
150,0,0vermelho escuro
0,255,0verde
0,0,255azul
0,255,255azul claro
255,0,255cor de rosa
255,255,0amarelo


Dois comandos necessitam de uma combinação RGB como parâmetro, e são eles: o cordofundo e o cordolápis.

imagem móvel

Uma imagem móvel é uma pequena imagem que pode ser movida pela tela. A nossa tartaruga é uma imagem móvel, por exemplo.

Nota: com esta versão do KTurtle, a imagem móvel não consegue ser alterada de uma tartaruga para outra coisa. As versões futuras do KTurtle serão capazes de fazer isso.