Barras de ferramentas do KBibTeX

O KBibTeX tem duas barras de ferramentas completamente personalizáveis, localizadas na parte superior da janela.

Mais informações sobre a personalização das barras de ferramentas podem ser obtidas na seção correspondente do manual Fundamentos do KDE. Abaixo, você encontra a descrição resumida dos botões padrão das barras de ferramentas do KBibTeX.

Barra de ferramentas principal

Barra de ferramentas principal

Barra de ferramentas principal do KBibTeX.

  • Novo: Cria um novo documento de bibliografia.

  • Abrir: Abre a caixa de diálogo genérica do KDE para Abrir/Salvar, que lhe permite abrir uma bibliografia existente para edição.

  • Fechar: Fecha o documento de bibliografia ativo.

  • Salvar: Salva o documento de bibliografia ativo.

  • Salvar como: Permite salvar o documento de bibliografia aberto com um novo nome, usando a caixa de diálogo genérica do KDE para Abrir/Salvar.

  • Novo elemento: Permite criar o novo item, comentário, preâmbulo ou macro no documento de bibliografia atual.

  • Localizar duplicados: Localiza e corrige elementos duplicados no documento de bibliografia selecionado.

  • Enviar para o LyX/Kile: Envia uma referência sobre o item bibliográfico selecionado para o LyX ou o Kile. Mais detalhes sobre isso pode ser encontrado no capítulo correspondente deste manual.

Barra de ferramentas Filtro

Barra de ferramentas Filtro

Barra de ferramentas Filtro do KBibTeX.

O método mais simples de navegar pelas bibliografias grandes é usar a barra de ferramentas Filtro: O KBibTeX irá filtrar a lista apresentada de acordo com os dados que você inseriu. Se estiver a pesquisando por algum elemento, mas não souber a sua posição exata na lista, basta digitar algumas letras dos seus dados no campo de texto Filtro.

Quando inserir as primeiras letras, você verá a lista a mudar. Quanto mais letras inserir, mais reduzida ficará a lista. Esta filtragem ocorre de forma instantânea, à medida em que for digitando.

Se olhar para o lado direito da barra de ferramentas Filtro, você verá dois menus. Os menus foram projetados para que você possa ajustar rapidamente os critérios de filtragem de acordo com suas necessidades. O primeiro menu é usado para definir o modo de correspondência (qualquer palavra, todas as palavras ou frase exata). O segundo serve para definir o campo onde a filtragem deve ser efetuada. Você pode escolher qualquer campo ou selecionar um campo para restringir ainda mais a lista de resultados em bibliografias grandes.

Existem também dois botões nesta barra de ferramentas:

  • Incluir os arquivos PDF na pesquisa por texto completo: Permite-lhe incluir o PDF com texto completo na filtragem.

  • Restaurar os critérios do filtro: Restaura os critérios de filtragem.