Integração com o LyX

O LyX é um processador de documento que encoraja uma abordagem à escrita com base na estrutura dos seus documentos (WYSIWYM) e não simplesmente na sua aparência (WYSIWYG).

O KBibTeX pode ser integrado ao LyX, através do canal de entrada/saída do LyX.

  1. Primeiro, você precisa configurar o LyX para usar o canal. Escolha a opção FerramentasPreferências do menu principal do LyX. Abra a página Caminhos e indique a localização do mesmo (por exemplo, ~/.lyx/lyxpipe) no campo de texto Canal do LyXServer.

    Configuração do LyX
  2. Clique em Salvar para gravar as alterações.

  3. Escolha a opção FerramentasReconfigurar para reconfigurar o LyX e reiniciá-lo.

  4. Para adicionar citações selecionadas a partir dos arquivos de bibliografia, abra um documento, coloque o cursor onde deseja adicionar uma bibliografia e selecione a opção InserirLista / ÍndiceBibliografia do BibTEX... no menu principal do LyX.

  5. Clique em Adicionar... e depois em Escolher.... Aponte o LyX para um arquivo bib do KBibTeX. Clique em Adicionar e depois em OK.

  6. Depois coloque o cursor onde deseja adicionar a citação e mude para a janela do KBibTeX. Selecione os elementos na lista e escolha a opção ElementoEnviar para o LyX/Kile ou use o item do menu de contexto do elemento Enviar para o LyX/Kile (clique com o botão direito do mouse).

  7. As citações serão introduzidas como uma referência na posição do cursor no documento do LyX atual.