Janela de configuração do KBibTeX

Diversos parâmetros do KBibTeX podem ser configurados com a janela de Preferências. Essa janela pode ser aberta usando o item de menu ConfiguraçõesConfigurar o KBibTeX.... Abaixo você poderá encontrar uma descrição das páginas de configuração do KBibTeX.

Clique no botão Padrões para restaurar todos os itens com seus valores predefinidos.

O botão Restaurar pode ser usado para descartar todas as alterações na configuração atual, sem fechar a janela Preferências.

Configuração - Geral

Configuração - Geral

Esta página de configuração permite-lhe alterar a Formatação de nomes de pessoas que será aplicada automaticamente aos nomes inseridos na janela do Editor de elementos.

Configuração - Palavras-chave

Configuração - Palavras-chave

Esta página pode ser usada para editar a lista de palavras-chave. As palavras-chave aplicadas aos itens da bibliografia com o Editor de Elemento são úteis para estruturar a sua bibliografia. A filtragem por palavras-chave poderá trazer resultados mais precisos por tópicos.

O botão Adicionar pode ser usado para adicionar uma palavra-chave à lista.

Clique no botão Remover para remover o item de palavra-chave selecionado.

Configuração - Cor e Legendas

Configuração - Cor e Legendas

As legendas coloridas são outra forma útil de estruturar sua bibliografia. Esta página de configuração pode ser usada para definir as legendas e as suas cores.

O botão Adicionar pode ser usado para adicionar uma legenda à lista.

Clique no botão Remover para remover a legenda selecionada.

Com um clique duplo sobre um item nas colunas Cor ou Legenda irá iniciar a sua edição.

Configuração - Sugestões de ID

Configuração - Sugestões de ID

Esta página de configuração é usada para lidar com os esquemas de sugestão de identificadores no Editor de Elementos. Você pode adicionar, editar, remover e reorganizar os esquemas com os botões respectivos à direita da lista de sugestões.

Clique no botão Alternar o padrão para mudar o esquema de sugestão de IDs para o item selecionado. Esse botão pode ser usado para definir o formato da ação Formatar os IDs do registro.

Configuração - Interface do Usuário

Configuração - Interface do Usuário

Ao usar esta página de configuração, você poderá fazer com que o KBibTeX mostre ou oculte os comentários e macros na lista de bibliografias, escolher o sistema de bibliografia (BibTEX ou biblatex) e definir o que fazer quando usar o clique duplo sobre um elemento na lista de bibliografias (Abrir o editor ou Exibir o documento).

Dica

O biblatex é uma reimplementação do BibTEX. Com o biblatex, a formatação da bibliografia é completamente controlada por macros de LATEX e não por arquivos bst. Ele tem suporte a bibliografias subdivididas, várias bibliografias dentro de um documento e listas separadas de atalhos bibliográficos. As bibliografias podem ser subdivididas em partes e/ou segmentadas por tópicos. Como nos estilos de bibliografia, todos os comandos de citação podem ser definidos livremente. O pacote biblatex está totalmente preparado para suporte internacional e pode interagir com o pacote 'babel'.[2]

O biblatex também pode usar o biber como infraestrutura. Com o biblatex é possível usar símbolos em UTF-8 nos itens bibliográficos.

Com isso, você pode usar o biblatex para criar bibliografias sofisticadas.

Configuração - Salvando e Exportando

Configuração - Salvando e Exportando

Esta página permite-lhe escolher um comando de LATEX (por exemplo, \cite{...}) que será usado como interface para a referência copiada com o item Copiar referência (CtrlShiftC) do menu de contexto da lista de bibliografias.

Também é possível fazer com que o KBibTeX determine o canal de dados do LyX de forma automática, assinalando a opção correspondente.

Quando a opção Detectar automaticamente o canal do LyX não estiver assinalada, você poderá adicionar o endereço do canal manualmente no campo de texto Canal do LyX definido manualmente ou selecioná-lo com a janela genérica do KDE para Abrir/Salvar, clicando no botão à direita do campo de texto.

Eventualmente, você poderá configurar aqui as cópias de segurança. É possível selecionar os itens que serão copiados (Apenas arquivos locais, Sem backup ou Arquivos locais e remotos), usando a opção Backups ao salvar e o número de cópias de segurança a armazenar.

Configuração - PDF e PostScript

Configuração - PDF e PostScript

Esta página de configuração pode ser usada para escolher algumas opções para a visualização dos itens do KBibTeX. Você pode selecionar o Tamanho do papel, o idioma do pacote babel do LATEX e o estilo da bibliografia.



[2] Da documentação do biblatex.