Capítulo 6. Configurando o Calligra Stage

Neil Lucock

Krishna Tateneni

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: Marcus Gama

A janela Configurar - Stage

Diverso

Diversos
Unidades

Escolha a unidade padrão que será usada nos seus slides.

Raio da pega

Se selecionar uma forma com a ferramenta padrão (seta), você verá retângulos vermelhos e amarelos. Estes são chamados de pegas (usados para redimensionar, girar, ...). O raio da pega define o tamanho da mesma. Se você torná-lo maior será mais fácil de acertar.

Sensibilidade da pega

Esta opção define a exatidão necessária para acertar uma pega para a selecionar.

Deslocamento da colagem

Isto só fica ativo se a opção Colar no cursor estiver desativada. Se você copiar uma forma com o atalho Ctrl+C e colar com Ctrl+V, fazendo-o em um local onde já exista uma forma com esta posição, irá colar a nova forma abaixo ou à direita.

Colar no cursor

Desativa a posição da colagem e introduz uma forma colada na posição do ponteiro do mouse.

Grade

Grade

Grade

Mostrar grade

Se ativado, o Calligra Stage exibirá uma grade de pontos representando as interseções de linhas horizontais e verticais imaginárias. Você pode usar estes pontos para posicionar precisamente os objetos no slide.

Ajustar à grade

Se estiver ativado, quando você soltar ou mover objetos no slide o canto superior esquerdo do objeto se ajustará ou moverá para o ponto da grade mais próximo.

Isto reduz sua liberdade de posicionar livremente objetos no slide, no entanto isto também auxilia a alinhar objetos precisamente. Isto é facilmente desativado ou ativado com esta opção, permitindo-lhe o melhor dos dois mundos.

Cor da grade:

Você poderá mudar aqui a cor da grade, que é preta por padrão.

Espaçamento

Você poderá optar por manter as mesmas proporções para as duas opções abaixo, clicando no ícone ou por separar as duas opções com o ícone .

Horizontal:

Configura o espaço em centímetros entre dois pontos numa linha horizontal da grade. O padrão é de 0,5 centímetros.

Vertical:

Configura o espaço em centímetros entre dois pontos numa linha vertical da grade. O padrão é de 0,5 centímetros.

Documento

Documento

Configurações do documento

Intervalo de salvamento automático:

Você pode usar isto para ajustar a frequência com que o Calligra Stage salva um arquivo temporário. Se configurar este valor para Sem salvamento automático, o Calligra Stage não irá salvar automaticamente. Você pode ajustar o salvamento automático de 1 minuto até 60 minutos.

Criar cópia de segurança:

Se estiver assinalada, irá criar um arquivo .<nome>.odp.autosave.odp na pasta onde se encontra o seu arquivo. Esta cópia de segurança poderá então ser usada no caso de ocorrer um problema. A cópia de segurança é atualizada, sempre que você salvar o seu documento ou sempre que ocorrer um salvamento automático.

Author

Documento

Escolha um perfil do autor para o seu documento.

Você pode adicionar um novo perfil ou excluir o atual usando os botões à direita da lista de perfis.