Capítulo 5. O menu e as barras de ferramentas

Neil Lucock

Krishna Tateneni

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga

O Calligra Stage apresenta diferentes tipos de interface para você interagir com o programa. No entanto o tipo de interface mais familiar é o menu que aparece no topo da janela do Calligra Stage.

Clicar nos itens de menu lhe fornece uma lista de comandos na qual você pode escolher o item que você deseja. Muitos dos comandos podem também ser acessados diretamente mantendo pressionado o Ctrl ou Alt e pressionando outra tecla em seu teclado. Na próxima seção, cada um dos comandos de menu serão descritos de maneira resumida.

As Barras de Ferramentas

Manipulando as Barras de Ferramentas

Além dos menus, o Calligra Stage também possui um conjunto de barras de ferramentas. Cada uma consiste de uma coleção de ícones. Um ícone de barra de ferramenta frequentemente oferece um atalho conveniente para um comando que pode ser encontrado em um dos menus.

Você pode mover a barra de ferramentas desbloqueada pela tela, arrastando a sua alça à esquerda. As barras de ferramentas desbloqueadas podem estar acopladas ou anexadas a qualquer um dos lados da janela do Calligra Stage. Se você quiser, poderá também ter a barra de ferramentas flutuando na sua própria janela, separada da janela principal do Calligra Stage.

Se você não gostar de arrastar as barras de ferramentas, dê um clique direito na pega e um menu aparecerá.

Escolhendo o item Posição do texto, você irá para um menu adicional que lhe permite controlar a aparência dos itens na barra de ferramentas. Este menu em cascata adicional é mostrado na imagem abaixo:

Posição do texto

Você pode optar por exibir os itens da barra de ferramentas como texto ao invés de ícones, ou combinar tanto ícones como textos. Se você deseja exibir ícones e textos, o menu em cascata permitirá você selecionar onde o texto aparecerá, se ao lado do ícone ou abaixo dele.

No modo de exibição somente ícones, se você não sabe o que um ícone em particular significa, você pode manter o mouse sobre o ícone, e após alguns segundos, uma pequena dica aparecerá em uma mensagem como mostrado na imagem abaixo:

O item Orientação no menu de contexto terá a ver com a colocação da barra de ferramentas. Você pode escolher qualquer um dos quatro lados da janela do Calligra Stage.

Os menus do Calligra Stage serão discutidos nas seções a seguir.