Somas Simples

Se o primeiro caractere em uma célula é igual a um sinal (=) o Calligra Sheets tomará o conteúdo da célula como uma fórmula que será calculada. O resultado do cálculo será exibido na célula ao invés da fórmula propriamente dita. Por exemplo, insira =2+3 numa célula e será exibido 5.

De maneira mais útil, uma fórmula pode conter referências para outras células, de modo que =B4+A3 calculará a soma dos valores nas células B4 e A3, e este cálculo será atualizado sempre que as células B4 ou A3 forem mudadas.

Assim como na adição, uma fórmula pode fazer uso do símbolo da subtração -, * para multiplicação, e / para realizar divisões. Os símbolos de parênteses ( e ) podem também ser usados como na álgebra normal, logo você pode inserir fórmulas mais complexas como um =((B10 + C3) *5 - F11) / 2 .

Células contendo uma fórmula será marcada com um pequeno triângulo azul no canto inferior esquerdo se a caixa de verificação Mostrar indicador de fórmula da janela FormatarPlanilhaPropriedades da Planilha estiver habilitada.

O Calligra Sheets também inclui um grande número de funções internas para aplicativos como estatística, trigonometria e cálculos financeiros. Seu uso será examinado em maior profundidade numa seção posterior deste manual, mas se você estiver interessado agora selecione Função... do menu Inserir e dê uma olhada na caixa de diálogo Função que será exibida.

Para iniciar, no entanto, a função SUM pode ser interessante para cálculos de somatórios de todos os valores em uma área específica de células. Por exemplo, =SUM(B4:C10) calcula a soma de todos os valores na área de células de B4 à C10.

Se o Calligra Sheets exibir #VALUE! quando você tiver inserido sua fórmula, isto normalmente significa que ele não compreende o que você inseriu, mas se a linha dos símbolos terminar com uma pequena seta vermelha isto apenas significa que a célula não é larga o suficiente para exibir o resultado completo, neste caso você pode tornar a célula mais larga ou mudar seu formato para que o resultado seja exibido corretamente.

Recálculo

Se a opção Recalcular automaticamente da página FormatarPlanilhaPropriedades da planilha estiver assinalada, o Calligra Sheets irá calcular novamente os valores das células, sempre que algo que as afete seja alterado.

Quando a opção Recalcular automaticamente não estiver assinalada para a planilha atual, você pode dizer ao Calligra Sheets para efetuar um novo cálculo a qualquer momento, usando as opções Recalcular planilha ou Recalcular documento do menu Ferramentas ou os seus atalhos de teclado Shift+F9 ou F9.