Ligar Células

Uma célula de planilha pode se ligada a uma ação de modo que o clique esquerdo na célula irá, por exemplo, abrir seu navegador. Para fazer uma célula agir desta forma selecione-a e escolha InserirLigação.... Isto trará a caixa de diálogo Inserir Ligação, que lhe permitirá escolher entre quatro tipos de ligação:

  • Uma célula com ligação para Internet tentará abrir seu navegador padrão na URL inserida na caixa de texto Endereço Internet: do diálogo Inserir Ligação quando ela é clicada. Isto pode ser, por exemplo, http://www.calligra.org.

  • Clicar em uma célula contendo uma ligação de E-mail abrirá seu editor de e-mail usando o endereço inserido na caixa de texto Email: como endereço Para:. Por exemplo anonimo@exemplo.com.

  • Uma célula de ligação para Arquivo mantém o caminho para um arquivo ou pasta, como inserido na caixa de texto Localização do arquivo:, e tentará abrir o arquivo ou pasta com o aplicativo apropriado ao ser clicada.

  • O tipo de ligação Célula mantém uma referência a uma célula do Calligra Sheets, inserida no campo de texto Célula ou Área com nome. Clicar com o botão esquerdo neste tipo de ligação faz com que o foco do Calligra Sheets seja movido para a célula alvo.

Todos os quatro tipos de ligações de célula precisam de algum texto apropriado a ser inserido no campo Texto a exibir do diálogo Inserir Ligação. Este texto que aparecerá na célula.